quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Cientistas da Ufes desenvolvem estação avançada na Antártida

Expandir a atuação do Programa Antártico Brasileiro para dentro do continente gelado é um sonho recorrente entre os pesquisadores brasileiros que atuam na região. Desde 1984, o Brasil desenvolve estudos na Antártida, mais especificamente na Ilha Rei George, no arquipélago das Shetlands do Sul, a mais de 3 mil quilômetros do polo sul geográfico.

É um dos pontos mais próximos da América do Sul - e está fora do continente antártico. Mas, se depender de estudos da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), essa distância será reduzida. Desde 2007, um grupo do Laboratório de Planejamento e Projetos trabalha no Módulo Antártico Padrão (MAP).

"O MAP vai proporcionar que o Brasil assuma uma posição estratégica frente à comunidade internacional. Está na hora de fazermos uma demonstração de força e alçar vôo para o continente", defende a arquiteta e pesquisadora da UFES, Cristina Engel.

Desafio para Ufes. O Módulo está sendo projetado para enfrentar o clima desafiador da área continental, onde as temperaturas são negativas o ano todo e os ventos passam facilmente dos 100 km/h. Uma das principais diferenças entre a base em funcionamento (Estação Antártica Comandante Ferraz) e o MAP é o material usado. Em vez de contêineres metálicos, PVC. "Exige mínima manutenção, tem alta durabilidade, boa resistência à radiação ultravioleta e a técnica de construção é fácil", acrescenta Engel.

A mudança também resolve um problema ambiental. Na Antártida a corrosão provocada pelo mar é ainda mais intensa que no litoral brasileiro. O gelo marinho é arrastado pelos fortes ventos da região e funciona como uma lixa sobre as paredes de aço de Ferraz. Com isso, os módulos soltam metais pesados que acabam despejados na natureza.

Pelo planejamento da equipe, formada por 35 pessoas, o MAP também terá fontes alternativas de energia, como solar e eólica, reuso de água e equipamentos de consumo eficiente, como temporizadores nas torneiras, vasos sanitários com duplo acionamento e duchas com aerador. Os aparelhos elétricos também teriam selo Procel, que avalia o padrão de consumo energético.

Futuro sustentável. A preocupação ambiental pode facilitar o dia a dia da futura estação. Atualmente, Ferraz consome 320 mil litros de combustível para mover os geradores de energia. Todo esse volume é transportado até lá de navio. Já a água é retirada de dois lagos de degelo. Em 2007 e 2009, houve racionamento de água por causa do prolongamento do frio até a primavera. Com recursos alternativos, o MAP poderia ser autossuficiente, o que possibilita a instalação em qualquer local.

O projeto está em estudo, como parte das atividades da UFES no Programa Antártico Brasileiro, mas sem recursos. O grupo aguarda a liberação de verba para dar seguimento ao trabalho e montar um módulo experimental no Brasil. A ideia é que, depois de testado, ele passe uma temporada ao lado da Estação Antártica Comandante Ferraz e, se aprovado tecnicamente, esteja apto a seguir para o continente, caso o governo brasileiro se interesse pelo MAP.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Primeira Prova do Semestre

A parti da 8:00 horas do dia 13/12/2009 estaremos fazendo a primeira prova do quarto semestre, niguem pode perde, estaremos resolvendo algumas coisas de muita importância para o bom andamento da parte final do nosso curso, para ressaltar e importante começar-mos a chegar no horário estipulado pois isso demonstra o grau de compromisso que temos com nossa graduação e posteriormente com nosso profissão escolhida.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Caso tenha problemas na leitura, acesse aqui.

Política exterior

Israel na África: em busca de um paraíso perdido

René Naba

Israel lançou uma ofensiva diplomática com o objetivo de restaurar a idade de ouro da cooperação com a África, quando gozava de prestígio entre os dirigentes do continente africano. A união entre sionismo e pan-africanismo, respostas à perseguição dos judeus e ao tráfico de escravos, foi aventada há tempos pelos pais fundadores do sionismo. Judeus e negros norte-americanos, durante anos, formaram parte das confederações sindicais dos EUA, as quais constituiram a estrutura do Partido Democrata. O lema “Back to Africa”, lançado por Marcus Garvey em 1920, foi percebido como o equivalente africano ao lema sionista “regresso a Sion”. Porém, já durante o período da descolonização, Israel alinhava-se ao la do ocidental, chegando a planejar com a França e o Reino Unido uma “expedição punitiva” contra o Egito, dirigida a romper a retaguarda de apoio à revolução argelina. Na década de 60, a CIA liberou quase 80 milhões de dólares a Israel para financiar movimentos contra-revolucionários e prevenir infiltrações contra o apartheid sul-africano. Finalmente, a chegada da China, sem dívidas do colonialismo, veio dificultar ainda mais a progressão dos negócios israelenses no continente africano. (Foto: A. Lieberman, Ministro de Relações Exteriores de Israel em Nairobi, Quênia, ouve grupo de fazendeiros locais, set. 2009) Leia mais

Artigos relacionados

África: os movimentos migratórios em direção a Israel | Alberto Grossetti

Guiné Conakry

Os massacres se sucedem, a impunidade continua

Survie

Mais de 150 mortos e 1.000 feridos: é o terrível balanço da sangrenta repressão pelo exército da manifestação pacífica organizada em Conakry por movimentos da sociedade civil da Guiné para lembrar o compromisso do capitão golpista Moussa Dadis Camara de não se apresentar às eleições presidenciais de janeiro de 2010. Essas vítimas se somam às de 2006 e 2007. Enquanto isso, a França apoia o regime com cooperação militar, econômica e venda de armas. A partir da chegada ao poder de Nicolas Sarkozy, a política da “françáfrica libertada”, baseada na defesa incondicional das posições econômicas conquistadas (Gabão, Congo, Chade) ou a conquistar, situou a Guiné entre os terri tórios de exploração para as empresas francesas. As falsas pressões que a França exerceu sobre a junta militar da Guiné foram desacreditadas quando Alain Joyandet viajara ao país para tentar convencer Dadis Camara a não se apresentar às presidenciais somente uns dias após ter parabenizado Abdel Aziz, general que realizou a mesma manobra na Mauritânia. É preciso que os parlamentares franceses reclamem clareza na estratégia da diplomacia e que cesse a venda de armas ao regime de Camara. (Foto: líder guineano capitão Moussa Dadis Camara) Leia mais

Zimbábue

A volta da economia de troca

Stanley Kwenda

Os 2.000 habitantes da aldeia rural de Chitsa, no Zimbábue, têm dificuldades para fazer compras e contratar serviços. Demora a adoção do sistema de múltiplas divisas criado pelo governo devido à queda catastrófica do dólar zimbabuense. O uso de múltiplas moedas é cada vez mais comum em cidades e povoados, mas em áreas rurais é muito complicado. Em Chitsa, por exemplo, tornou-se comum pagar em espécie por bens e serviços. No Centro Comercial de Mutema, os donos dos postos de venda aceitam este tipo de pagamento, só aceitam dinheiro se não for necessário dar troco ao cliente. O uso de divisas como o rand sul-africano, a pula de Botswana, o dólar norte-americano ou a libra britânica prejudica quem reside longe das fronteiras e não têm acesso a elas. Alguns precisam entregar uma caixa de 20 litros cheia de tomates em troca de uma viagem a um povoado próximo. Nesses casos, a troca não é equitativa, pois o valor habitual de uma caixa é cinco vezes maior que o da viagem. A Oxfam Internacional no Zimbábue advertiu este ano à imprensa que permutar alimentos por serviços aumenta o risco da escassez alimentária. (Foto: mulheres fazem permutas em mercado local, Zimbábue) Leia mais

Artigos em português e espanhol

Seleção de notícias e artigos de análise da atualidade política, econômica, social e cultural do continente africano.

Últimas notícias

As expressões mutáveis do racismo no continente africano |Mari D. Cortes

África exige 'indenizações climáticas' | BBCParaAfrica

Água: Fundamental para combater a pobreza | Nasseem Ackbarally

Mais artigos

Acesso à seção Notícias do site da Casa das Áfricas.

Agenda

Acesso à página do site da Casa das Áfricas com programação de palestras, cursos e mostras.

Caso não queira mais receber o Boletim da Casa das Áfricas, clique aqui.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Um novo olhar para a História e Geografia do Espírito Santo

Data de publicação: 19/10/2009

De forma pedagógica e lúdica, os professores Maria Isabel Rodrigues, Inácio Allochio e Flávio Marcelo Pereira, escreveram Histórias, descobrimentos e aventuras - história e geografia do Espírito Santo.
Diferente de outros títulos, neste novo lançamento "a história e a geografia do Espírito Santo estão diluidas no texto, ou seja, não estão separadas e caminham juntas. A contextualização da história do Espírito Santo, que se insere autonomamente na história do Brasil e na história mundial é outro diferencial. E, ainda, a forma como o livro conta a saga do povo capixaba: de maneira lúdica, com personagens fictícios que vivenciaram os processos históricos fundamentais para a formação cultural, econômica e política do nosso estado" revela o professor Flávio Pereira.
O livro é uma publicação da Editora Camargo, com distribuição exclusiva da Máxima. A venda nas melhores livrarias ou (27) 31836500 ou http://www.maxima.art.br/loja/

Voltar

Voltar para página inicial

domingo, 1 de novembro de 2009

Bienal do Livro ES

Galera começa na próxima semana a bienal do livro no ES. Quem for primeiro posta alguma coisa para os demais dicas, melhores locais curiosidades e tudo mais de interessante estamos esperado!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Eleição na Uniub

Gostaríamos de eleger os representantes da turma, estamos fazendo uma pesquisa na comunidade quando você tiver um tempinho passa na e de seu voto e sua opinião, ok muito obrigado

Quem disse que a escravidão acabou?

Escravidão infantil

O 'cacau' da Nestlé na África

Blog Kurioso

http://www.casadasafricas.org.br/site/img/upload/472073.gif

Na Costa do Marfim, milhares de crianças são escravizadas nas plantações de cacau. Os cultivos, de difícil acesso, estão fora do controle e do censo internacional. Os produtores tentam compensar o baixo preço acordado com seus intermediários, diretamente vinculados às multinacionais. O valor que os camponeses recebem pelo cacau não se modificou em 40 anos, enquanto no mercado internacional subiu até 300% em 10 anos [fonte: “Bitter Sweet”, documentário da BBC]. A escravidão e métodos antigos de produção se chocam com as leis e necessidades imperiosas do mercado europeu e americano. O subterfúgio da Nestlé para escapar à investigação da origem de seus produtos tem sido comprar chocolate nos mercados internacionais onde se misturam com outras variedades, perdendo assim sua identidade como produto “feito por escravos”. Em setembro de 2001, as principais multinacionais assinaram um acordo internacional, o ”Protocolo do Cacau”, onde se comprometiam a respeitar o “Fair Trade” ou “Comércio Justo”. Este acordo lhes trouxe grandes benefícios, subvenções e lavagem de imagem, mas os prazos não foram cumpridos. A Nestlé se justificou com a infâmia de que era impossível monitorar a produção de cacau em plena guerra civil na Costa do Marfim, isso enquanto continuava faturando no local com sua complexa rede de mercadores. Leia mais

Artigos relacionados

As crianças do cacau | José M. G. González

Política fundiária

Novo colonialismo: Investidores estrangeiros tomam conta das terras agrícolas africanas

Horand Knaup e Juliane von Mittelstaedt

http://www.casadasafricas.org.br/site/img/upload/257440.gif

Governos e fundos de investimentos estão comprando terras agrícolas para cultivar na África e na Ásia. O negócio é lucrativo, levando em conta o crescimento da população global e o aumento rápido dos preços dos alimentos. As terras agrícolas estão desaparecendo como resultado das mudanças climáticas, empobrecimento do solo, urbanização e escassez de água, porém aumenta a procura por carnes e biocombustível. A combinação de mais pessoas e menos terra transforma os alimentos num investimento seguro, com retornos anuais de 20% a 30%, raros no atual cenário econômico. As reservas mundiais de grãos caíram para uma baixa histórica no começo de 2008. A falta de pão provocou motins em todo o mundo e 25 países, incluindo alguns dos maiores exportadores de grãos, impuseram restrições à exportação de alimentos. Como mais de 50% dos africanos são pequenos produtores, a aquisição em larga escala de terras pode ser desastrosa para a população. O fato de que grandes investidores possam melhorar as safras com sua tecnologia agrícola moderna não significa nada para os africanos que, depois de perderem suas terras e meios de sobrevivência, não conseguem comprar os novos produtos agrícolas. Leia mais

Artigos relacionados

O direito à terra em Angola | José do Patrocinio

http://www.casadasafricas.org.br/

domingo, 4 de outubro de 2009

Com o Enem remarcado para novembro, Sedu pede que alunos tenham tranqüilidade

Em conseqüência do vazamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que seria realizada neste sábado (03) e domingo (04), o Ministério da Educação (MEC) resolveu adiar o exame. Agora, a expectativa do órgão é que as provas aconteçam daqui a 45 dias. A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) está acompanhando o desenrolar dos fatos com a maior atenção. O secretário de Educação, Haroldo Corrêa Rocha, está em Santa Catarina, participando do encontro do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e orientou as escolas da rede pública estadual de ensino para que mantenham os alunos tranquilos.

O secretário sugere que os estudantes utilizem este tempo para revisar com tranquilidade as matérias da prova, além de manter a concentração. “A Sedu orienta ainda a equipe pedagógica de cada escola para que reveja o Calendário Escolar daqui para o final de ano, a fim de que seja feito um reforço de conteúdo das disciplinas”, explica.

Como avalia o secretário, a Sedu está plenamente de acordo que o adiamento das provas do Enem é um fato indesejável, mas que pode se transformar em uma oportunidade para que o aluno estude ainda mais. “A Sedu reconhece que uma situação como esta traz desconforto e desconfiança. Entretanto, embora lamente o ocorrido, a Secretaria mantém a sua confiança no MEC para que os fatos sejam apurados com total lisura”, frisou Haroldo Corrêa.

O que seria mais importante neste momento? Na avaliação do secretário, os estudantes devem ter, principalmente, tranquilidade e sempre manter como base, para qualquer ação, as fontes oficiais, sejam do MEC ou da Sedu.

Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os estudantes inscritos serão comunicados pelos Correios, por intermédio de telefone e por meio eletrônico-digital sobre a confirmação da nova data e dos locais das provas.

Para o Inep, os locais das provas devem permanecer os mesmos. Portanto, o mais importante é que as inscrições estão mantidas. Independente disso, a Sedu também repassará informações sobre o assunto, tão logo tenha esta definição oficializada.

O MEC coloca à disposição dos candidatos o e-mail faleconosco@inep.gov.br e o telefone 0800-616161 para esclarecer dúvidas.

sábado, 19 de setembro de 2009

19 de setembro é o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.

O Prof. Jarmuth, da SOS Rios do Brasil, nos lembra que amanhã, 19 de setembro é o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.

O evento, que ocorre sempre no terceiro sábado de setembro, é coordenado mundialmente pelo Center for Marine Conservation (CMC), com sede em Washington, nos EUA. Cerca de cem países, signatários do Tratado Internacional de Controle da Poluição Marinha fazem parte desse acordo, incluindo o Brasil.

Vamos lá? Que tal quem estiver por perto de praias e rios neste sábado dedicar um tempinho para recolher sujeiras deixadas por ali?

Quando um local está limpo, é mais fácil de ficar assim!

Confira o chamado do professor visitando a sua página, a partir do link para todos os blogs na home.

Visite Banco do Planeta em: http://www.bancodoplaneta.com.br/

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

China e EUA juntam forças por novas tecnologias

China e EUA são duas das maiores economias do mundo. Também são os maiores importadores de petróleo, consumidores de carvão e emissores de gases de efeito estufa. E justamente por todos esses fatores, a presidente da Câmara Americana de Comércio (AmCham) de Xangai, Brenda Foster, acredita que os dois países também tenham potencial para se tornarem líderes no desenvolvimento e implantação de tecnologias verdes.

Certo é que as duas nações já vêm mostrando há algum tempo sinais de que podem trabalhar juntas em busca de soluções comuns. Um novo passo nessa direção foi dado nesta semana, nos dias 7 e 8 de setembro, em Xangai, durante a conferência “Greentech: um chamado à ação”.

O evento foi baseado em programas colaborativos entre China e EUA e contou com a participação de investidores globais, políticos e ONGs com objetivo de traçar um plano estratégico para tornar realidade todas as articulações que estão sendo feitas até agora. Uma das principais metas é superar pontos que estão entravando os países de trabalharem em parceria.

“Assim como em diversas outras áreas, a parceria entre China e os EUA será crucial para combater os problemas de sustentabilidade e mudança climática”, diz Bruce Pickering, diretor executivo da Asia Society Northern California. “Se conseguirmos alcançar isso de forma positiva e construtiva, poderemos começar a resolver um dos problemas mais críticos do século 21″, completa.

Em carta oficial, o embaixador norte-americano na China, Jon M. Huntsman Jr., disse que a conferência é um exemplo de como outras nações podem trabalhar juntas para enfrentar os desafios das mudanças climáticas. “O evento oferece uma plataforma para que políticos, empresas líderes em tecnologia, investidores e ONGs possam avançar no desenvolvimento de um mercado de tecnologia verde”, afirma. Para ele, essa é a promessa de crescimento econômico sustentável e de melhora da segurança energética no mundo todo.

No total, foram examinadas 123 propostas, que levam em conta o impacto ambiental e o potencial de oportunidades de negócios. A maior parte delas gira em torno de energia solar, carros elétricos, carvão e biocombustíveis.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Cerrado será monitorado por satélites‏

O Ministério do Meio Ambiente promete iniciar o monitoramento por satélite do Cerrado,
como já acontece para a floresta amazônica desde 1988.
Esta medida alinha-se com o programa Cerrado Sustentável,
estruturado em 2004 pela equipe de Marina Silva.
As imagens aéreas, a cargo do Centro de Sensoriamento Remoto do Ibama,
apoiarão a fiscalização das áreas de conservação que somam 11% deste ambiente natural.
O Cerrado se destaca por muitas espécies de plantas e animais que só existem ali
e reúne mais de 12 mil tipos de flores, muitas delas com propriedades medicinais entre
outras ainda não estudadas. Ele vem sendo dizimado para cultivo de soja e criação de gado.
O mapeamento mais recente feito pelo ministério indica que quase 50% dele já desapareceu.
Você apóia esta medida? O que é mais importante para você?
Termos mais soja e bois para alimentação humana ou protegermos um bioma único em todo o mundo?
Visite Banco do Planeta em: http://www.bancodoplaneta.com.br/

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Congresso sobre educação reúne mais de 3,5 mil profissionais em Aracruz

O maior congresso de educação do Brasil será realizado no Espírito Santo neste final de semana. O Conhecer ES 2009 reunirá de sexta-feira (28) até domingo (30) mais de 3,5 mil educadores no Sesc de Aracruz. O objetivo é debater o panorama educacional brasileiro.
Com a temática central "O professor na escola: conflitos e práticas no ambiente escolar", o Conhecer propõe este ano um estudo do dia-a-dia do professor, onde através do conhecimento dos palestrantes, serão propostas discussões sobre os conflitos escolares, que envolvem não somente conteúdos, mas o desenvolvimento físico, intelectual e moral dos alunos.
Serão três dias com palestras dos principais pensadores da educação da atualidade, atrações culturais e shows. Entre os palestrantes estarão, Emília Cipriano, Jussara Hoffmann e Celso Vasconcellos. A diversão ficará por conta dos shows com Harmonia do Samba, Toquinho e Banda Máxima.
Espaço Mantenedor
O evento este ano irá abrir o Espaço do Mantenedor , voltado para os gestores da educação privada. Durante toda a sexta-feira (28), diretores e coordenadores das principais escolas particulares do Espírito Santo estarão reunidos para discutir mudanças que poderão ser implementadas para melhorar o ensino

terça-feira, 25 de agosto de 2009

UTILIDADE PÚBLICA

Leia e repasse, essa é muito importante para você que é motorista.
NOVAS REGRAS PARA O VENCIMENTO DA CARTEIRA DE HABILITAÇÃO (REPASSE)
Importante ler repassar para os amigos. COMEÇAR JÁ É METADE DE TODA A AÇÃO! DIVULGUEM!!!!!!!

ATENÇÃO

Vencimento Carteira Nacional de Habilitação
Foi criada uma lei, na mesma época em que foi criada a lei seca, que só pode ser renovada a carteira durante o prazo de no máximo 30 dias após o vencimento da mesma.
Após este prazo, a carteira é cancelada automaticamente e o condutor será obrigado a prestar todos os exames novamente: psicotécnico, legislação e de rua, igualzinho a uma pessoa que nunca tirou carteira.
Esta lei não foi divulgada como a lei seca e mais de 3.000 pessoas só na cidade de SP no mês de outubro de 2008, perderam suas carteiras de habilitação e terão de repetir todos os exames.
Fiquem atentos quanto ao vencimento de sua CNH.
Só por alto, fora a multa, para tirar novamente a CNH, fica por volta de R$ 1.200,00 e leva + ou - de 2 a 3 meses, isso se você passar por tudo da 1ª vez.
As mudanças começaram a valer no dia 1º de janeiro de 2009.Serão incluídos novos conteúdos, além de uma nova carga horária.
O Diário Oficial da União (DOU) publicou (22/11/2008) uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que altera as regras para quem vai tirar a carteira de motorista.
Entre as mudanças está a carga horária do curso teórico que vai passar de 30 para 45 horas aula e a do prático, de 15 para 20 horas aula . Serão incluídos novos conteúdos, como as conseqüências da ingestão de bebidas alcoólicas e cuidados especiais com motociclistas.
As mudanças começam a valer no dia 1º de janeiro de 2009. Quem já tiver iniciado o processo antes disso ainda vai pegar as regras antigas..
ALÉM DISSO: Providenciar com urgência a retirada do plástico e trocar o extintor por um cheio.
Mais uma regulamentação - sem a devida divulgação!!!!

Agora é norma do CONTRAN e dá uma multa de R$ 127,50 para quem for apanhado fora da lei :
O extintor de fogo obrigatório do carro tem que estar livre do plástico que acompanha a embalagem.
Tire a embalagem plástica e deixe o acesso ao extintor livre.
Não esqueça -- se um policial rodoviário, estadual ou federal parar seu carro e verificar que o extintor está protegido pelo saco plástico - ele vai te autuar - 5 pontos na carteira; e você só segue viagem após tirar o plástico, desde que o bendito extintor esteja com a validade em dia ( e mais os tais R$ 127,50 ).
AJUDE SEUS AMIGOS E REPASSE, AFINAL ESTA É MAIS UMA "MARACUTAIA" QUE O GOVERNO FAZ PRA TOMAR NOSSO DINHEIRO E NOSSO TEMPO...

sábado, 22 de agosto de 2009

Julho de 2009 foi o mês mais quente para o oceano na história

Julho de 2009 foi o mês mais quente para os oceanos desde que as medições começaram, há 130 anos. A temperatura média da água foi de 17ºC, segundo o Centro Nacional de Dados Climáticos dos EUA - 0,6ºC acima da média do século 20. E em agosto ela pode subir ainda mais. O recorde anterior havia sido julho de 1998, o ano mais quente da história.Dois fatores principais explicam a anomalia: o início de um El Niño no Pacífico e o aquecimento global, além de uma série de variações aleatórias.A maior elevação de temperatura foi no Ártico, que ficou até 5,5ºC acima da média. Isso pode acelerar ainda mais o degelo na região. Nos trópicos, a água mais quente poderia também servir de combustível para furacões.Temperaturas altas no mar são um sinal mais grave de mudança climática que as do ar, já que o oceano responde mais devagar ao efeito estufa.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Poluição faz caranguejo mudar de sexo

A presença de TBT nos estuários onde os bichos vivem, e dentro dos próprios organismos, já está documentada. "A maior evidência de que a troca de sexo também está ocorrendo aqui é que coletamos ermitões com os dois sexos em 3 das 13 áreas mapeadas", diz.Como não há na natureza ermitões hermafroditas, a hipótese de Sant'Anna é que os animais coletados estejam em pleno processo de troca de sexo. Em menos de um ano, as estruturas femininas sumiriam e os animais se tornariam machos, sob efeito do TBT. Por enquanto, o número de caranguejos hermafroditas é baixo --apenas 5% dos animais coletados-, mas já é suficiente para causar alarme nos pesquisadores.Uma tinta muito usada por pescadores para pintar o casco de barcos pode estar fazendo um tipo de caranguejo do Sudeste do Brasil trocar de sexo. Análises iniciais mostram que o contato com o poluente tem feito as fêmeas dos grupos estudados se masculinizarem.De acordo com o biólogo Bruno Sant'Anna, da Unesp, caranguejos ermitões da espécie Clibanarius vittatus em 13 estuários estudados, de Cananeia (SP) a Paraty (RJ), registraram o composto TBT (tributilestanho) em seus órgãos.Altamente tóxico, o TBT é usado como biocida em tintas para cascos de barcos desde os anos 1960. A aplicação desse produto, proibido países como Japão e França, evita que cracas, algas e mexilhões grudem nos cascos e diminuam a velocidade da embarcação.Existem alternativas no mercado de tintas navais, mas a eficiência e o custo dos novos produtos têm feito com que muitos consumidores prefiram a tinta dita "envenenada".Existem vários estudos, espalhados pelo mundo, mostrando que o TBT provoca imposição sexual em moluscos. "O poluente induz a produção de hormônio masculino", diz Sant'Anna. Em colaboração com cientistas da USP, o pesquisador tenta provar que o mesmo ocorre com ermitões.

sábado, 15 de agosto de 2009

África, doce lar

A descoberta do homem de Herto aquece uma velha discussão: a origem do homem moderno. Estudos moleculares mostram que a diversidade genética entre os africanos é maior que em qualquer região do planeta. Para alguns cientistas, isso prova que o homem surgiu ali e depois se espalhou pelo mundo. Como alternativa a essa hipótese, há a tese multirregionalista, que sustenta que o homem moderno evoluiu em regiões diferentes do planeta ao mesmo tempo. Assim, os europeus poderiam ter se originado do homem de Neanderthal.Segundo Tim White, o homem de Herto é um banho de água fria nos multirregionalistas. “Estamos certos de que existiam homens anatomicamente mais modernos na África muito tempo antes de existirem os neandertais na Europa”, diz White. Henry Gilbert é ainda mais categórico. “O achado comprova que nossa espécie, depois de surgir na África, substituiu os neandertais na Europa”, diz. O homem de neandertal foi uma espécie à parte na escala da evolução, que desapareceu há cerca de 30 mil anos. Ao mesmo tempo em que o homem de Herto habitava uma planície cheia de antílopes e fértil, a maior parte da Europa estava coberta de gelo. Saiba mais: www.talkorigins.org

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Museus A ética da aquisição

Alexis Figueredo


O continente africano foi, e continua sendo, um triste exemplo de saque e expólio – não somente – de seus recursos minerais, naturais e humanos. A África foi vítima – via colonialismo – da apropriação indevida de seu patrimônio cultural e sua identidade artística. Um exemplo específico disso é o Museu do Homem de Paris (Musée de l'Homme). Este museu de antropologia, criado em 1937 por Paul Rivet, na sua galeria sobre pré-história, possui a maior coleção de fósseis humanos do Paleolítico, com mais de 500 mil objetos. Suas coleções provêm de objetos reunidos desde o século XVI que integravam o Gabinete de Curiosidades e o Gabinete Real enriquecidas com objetos provenientes das colônias francesas no s éculo XIX. Com o objetivo de fazer um estudo consciente relacionado com os museus e as “regras éticas de aquisição” reuniu-se em Paris um grupo de especialistas em 1970. Como resultado deste encontro adotaram-se resoluções baseadas nos princípios reunidos no documento "L'éthique des acquisitions", redigido para preparar o atual Código de Etnologia dos Profissionais de Museus. (Foto: máscara Fang, Gabão, Musée de l'Homme) Leia mais
Artigos relacionados
A cabeça do rei Badu Bonsu II regressa a Gana | El Corresponsal

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Sol iluminará noites no Rio

O Rio terá iluminação pública gerada por energia solar. A Rioluz já faz testes para empregar o modelo, 70% mais econômico que o convencional, em novos pontos de luz na cidade. A novidade será implantada primeiro nas comunidades do Alemão, onde vivem 85.655 pessoas em 17 favelas.
“Se tudo der certo vamos levar, gradativamente, a nova iluminação às praças, condomínios e outros pontos que utilizam a energia fornecida pela prefeitura”, garantiu o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Vieira Muniz.
Ele explica que esse tipo de iluminação é ecologicamente correta por ter recarga natural (a luz do sol) e exigir o mínimo de manutenção e infraestrutura. “A tecnologia avançou muito: não precisamos de cabeamento, nem obras de infraestrutura para instalar os LEDs, tampouco de dias intensos de sol ininterruptos. Basta um poste com célula fotovoltaica e bateria”, acrescentou Muniz.
O novo sistema é composto de painel solar que alimenta a bateria responsável pela geração de energia para os LEDs de alto brilho. As lâmpadas se apagam quando o dia amanhece.
No Rio de Janeiro, 412 mil pontos de luz estão sob a responsabilidade da Rioluz. A maioria deles é composta por lâmpadas de vapor de sódio (257.719) e de vapor de mercúrio (110.462).
O Parque Sérgio Bernardes, o antigo Penhasco Dois Irmãos, no Leblon, contará com a nova tecnologia no verão. A placa fotovoltaica, cujo custo é estimado em R$ 90 mil, deve reduzir a zero o gasto com energia em seu centro administrativo.
Enviado por helber muller nosso colega.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

População não colabora com a limpeza das ruas de Vitória

Vitória é uma das cidades mais limpas do Brasil. O serviço de limpeza urbana, feito com perfeição, é notado no dia a dia por todos os moradores da Capital. Mas é fato, também que nem todos colaboram com a higiene das ruas e praças.São produzidas 300 toneladas de lixo domiciliar por dia no município de Vitória. Ou seja, são 8,5 mil toneladas por mês. Esse é o resultado do trabalho dos 1,2 mil garis e coletors de lixo da cidade, que reclamam da falta de educação de grande parte da população, que insiste em jogar lixo no chão.“Muitas pessoas têm a mania de jogar lixo em vias públicas”, afirmou o gari Marcio Antonio Alves. “Alguns alegam que se não jogarem lixo nas ruas, os garis não terão trabalho”. Esse pensamento medíocre e egoísta não ajuda em nada o desenvolvimento da cidade.“Se todos acharem que não temos trabalho, fica difícil fazer a limpeza, pois o que já encontramos,como as folhas que caem das árvores, já é muito. Não é preciso ninguém ficar jogando lixo nas ruas para nos dar trabalho. Quando as pessoas veem os bairros limpinho, não imaginam o trabalhão que temos todos os dias ”, afirma Marcio, que é gari há três anos. A falta de educação de alguns parece não ter limites, mesmo vendo que determinado local acabou de ser limpo, tem gente que não dá a mínima para manter a cidade limpa. O gari Marcio conta, ainda, que existem pessoas que, apesar de os verem limpando, é só se virarem para elas jogarem lixo no chão. “Dessa maneira fica complicado deixar as ruas limpas. Isso é um desrespeito com o nosso trabalho”. Apesar de ser complicado trabalhar diretamente com o público, a gari Creuza Costa diz que ama o que faz por poder ter contato com as pessoas e por não estar todos os dias no mesmo lugar. “Gosto de trabalhar como gari porque é um serviço que me permite conhecer muita gente. Adoro mesmo! Mas, lógico, tem seu lado negativo. As pessoas jogam lixo demais nas ruas. Não respeitam a própria cidade. Existe lugar aqui em Vitória que é conhecido como calçada das fezes. As pessoas levam seus cachorros para passearem e não limpam a sujeira que esses animais fazem. Muitas vezes atolamos nossas botas nessas fezes”, contou Creuza. Ainda sobre a terrível falta de bom senso e educação de alguns cidadãos, Marcio diz que as pessoas são abusadas e acham que os garis são escravos e não trabalhadores. “Existe uma senhora, em Jardim Camburi, que faz questão de pegar o lixo que está dentro de sua varanda e jogar na calçada. Nem se quer faz o uso de sacolas de lixo. Mesmo quando ela nos vê na rua, ela faz a mesma coisa. Trata o nosso trabalho com descaso. Como pode ficar limpo, se nem o próprio morador não respeita o lugar em que vive?” questionou. Mas Marcio, assim como Creuza, gosta do que faz por saber que a grande maioria das pessoas colaboram com a cidade. “Graças a Deus existe gente consciente, que não fica jogando lixo no chão. Algumas passam por nós e desejam um bom dia verdadeiro, dão um sorriso. Esse lado bom é que nos motiva a continuar trabalhando. Pois, apesar de tudo, esse contato é muito bom, fazemos amizades, conhecemos gente de todas as classes e, até, nos divertimos muito”.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

maneira mais correta e saudável de enfrentar essa Influenza A‏

É sempre bom se prevenir...
A pedido de um amigo de pesquisas no tempo do nosso saudoso e querido Corsini, do qual fui amigo (nos anos 70) e discípulo no começo dos anos 80 em Imunologia e Genética (Unicamp), vou repassar a todos a maneira mais correta e saudável de enfrentar essa Influenza A (erroneamente chamada de gripe suína).
O melhor que vc pode fazer é reforçar o seu sistema imunológico através de uma alimentação correta e saudável, no sentido de manipular sua imunidade, preparando suas células brancas do sangue (neutrófilos) e os linfócitos (células T) as células B e células matadoras naturais.
Essas células B produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células de tumores.
As células T controlam inúmeras atividades imunólogicas e produzem duas substâncias químicas chamadas Interferon e Interleucina, essenciais ao combate de infecções e de tumores.
Bem vamos ao que interessa, ou seja quais alimentos são importantes (estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu funcionamento).
Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus. Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa
qualidade. Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite, pois produz muito muco e dificulta a cura. Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico. Coloque bastante cebola na sua alimentação. Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico. Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura,
damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora). Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas).
Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico.

O cogumelo Shiitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe. Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados. Evite óleo de milho, de girassol ou de soja que são óleos vegetais poli-insaturados.

Importante: mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação. Com esses cuidados acima e essa alimentação... os vírus nem chegarão
perto de vc.
Prof. Dr. Odair Alfredo Gomes
Laboratório Morfofuncional
Faculdade de Medicina - Unaerp
Fone: 36036744 ou 360367

sábado, 1 de agosto de 2009

A gripe dos porcos e a mentira dos homens

Por Mauro Santayana
O governo do México e a agroindústria procuram desmentir o óbvio: a gripe que assusta o mundo se iniciou em LaGlória, distrito de Perote, a 10 quilômetros da criação de porcos das Granjas Carroll, subsidiária de poderosa multinacional do ramo, a Smithfield Foods. LaGlória é uma das mais pobres povoações do país. O primeiro a contrair a enfermidade (o paciente zero, de acordo com a linguagem médica) foi o menino Edgar Hernández, de 4 anos, que conseguiu sobreviver depois de medicado. Provavelmente seu organismo tenha servido de plataforma para a combinação genética que tornaria o vírus mais poderoso. Uma gripe estranha já havia sido constatada em LaGlória, em dezembro do ano passado e, em março, passou a disseminar-se rapidamente.
Os moradores de LaGlória – alguns deles trabalhadores da Carroll – não têm dúvida: a fonte da enfermidade é o criatório de porcos, que produz quase 1 milhão de animais por ano. Segundo as informações, as fezes e a urina dos animais são depositadas em tanques de oxidação, a céu aberto, sobre cuja superfície densas nuvens de moscas se reproduzem. A indústria tornou infernal a vida dos moradores de LaGlória, que, situados em nível inferior na encosta da serra, recebem as águas poluídas nos riachos e lençóis freáticos.
A contaminação do subsolo pelos tanques já foi denunciada às autoridades, por uma agente municipal de saúde, BerthaCrisóstomo, ainda em fevereiro, quando começaram a surgir casos de gripe e diarreiana comunidade, mas de nada adiantou. Segundo o deputado Atanásio Duran, as Granjas Carroll haviam sido expulsas da Virgínia e da Carolina do Norte por danos ambientais. Dentro das normas do Nafta, puderam transferir-se, em 1994, para Perote, com o apoio do governo mexicano. Pelo tratado, a empresa norte-americana não está sujeita ao controle das autoridades do país, nem às suas leis - somente às leis do país de origem.
O episódio conduz a algumas reflexões sobre o sistema agroindustrial moderno. Como a finalidade das empresas é o lucro, todas as suas operações, incluídas as de natureza política, se subordinam a essa razão. A concentração da indústria de alimentos, com a criação e o abate de animais em grande escala, mesmo quando acompanhada de todos os cuidados, é ameaça permanente aos trabalhadores e aos vizinhos. A criação em pequena escala – no nível da exploração familiar – tem, entre outras vantagens, a de limitar os possíveis casos de enfermidade, com a eliminação imediata do foco.
Os animais são alimentados com rações que levam 17% de farinha de peixe, conforme a OrganicConsumersAssociation, dos Estados Unidos, embora os porcos não comam peixe na natureza. De acordo com outras fontes, os animais são vacinados, tratados preventivamente com antibióticos e antivirais, submetidos a hormônios e mutações genéticas, o que também explica sua resistência a alguns agentes infecciosos. Assim sendo, tornam-se hospedeiros que podem transmitir os vírus aos seres humanos, como ocorreu no México, segundo supõem as autoridades sanitárias.
As Granjas Carroll – como ocorre em outras latitudes e com empresas de todos os tipos – mantêm uma fundação social na região, em que aplicam parcela ínfima de seus lucros. É o imposto da hipocrisia. Assim, esses capitalistas engambelam a opinião pública e neutralizam a oposição da comunidade. A ação social deve ser do Estado, custeada com os recursos tributários justos. O que tem ocorrido é o contrário disso: os estados subsidiam grandes empresas, e estas atribuem migalhas à mal chamada "ação social". Quando acusadas de violar as leis, as empresas se justificam – como ocorre, no Brasil, com a Daslu– argumentando que custeiam os estudos de uma dezena de crianças, distribuem uma centena de cestas básicas e mantêm uma quadra de vôlei nas vizinhanças.
O governo mexicano pressionou, e a Organização Mundial de Saúde concordou em mudar o nome da gripe suína para Gripe-A. Ao retirar o adjetivo que identificava sua etiologia, ocultou a informação a que os povos têm direito. A doença foi diagnosticada em um menino de LaGlória, ao lado das águas infectadas pelas Granjas Carroll, empresa norte-americana criadora de porcos, e no exame se encontrou a cepa da gripe suína. O resto, pelo que se sabe até agora, é o conluio entre o governo conservador do México e as Granjas Carroll – com a cumplicidade da OMS.
Data: 01/05/09 06:10

sexta-feira, 31 de julho de 2009

GRIPE SUÍNA PERGUNTAS E RESPOSTAS:


PERGUNTA

RESPOSTA

1.-

Quanto tempo dura vivo o vírus suíno numa maçaneta ou superfície lisa?

Até 10 horas.

2. -

Quão útil é o álcool em gel para limpar-se as mãos?

Torna o vírus inativo e o mata.

3.-

Qual é a forma de contágio mais eficiente deste vírus?

A via aérea não é a mais efetiva para a transmissão do vírus, o fator mais importante para que se instale o vírus é a umidade, (mucosa do nariz, boca e olhos) o vírus não voa e não alcança mais de um metro de distancia.

4.-

É fácil contagiar-se em aviões?

Não, é um meio pouco propício para ser contagiado.

5.-

Como posso evitar contagiar-me?

Não passar as mãos no rosto, olhos, nariz e boca. Não estar com gente doente. Lavar as mãos mais de 10 vezes por dia.

6.-

Qual é o período de incubação do vírus?

Em média de 5 a 7 dias e os sintomas aparecem quase imediatamente.

7.-

Quando se deve começar a tomar o remédio?

Dentro das 72 horas os prognósticos são muito bons, a melhora é de 100%

8.-

De que forma o vírus entra no corpo?

Por contato ao dar a mão ou beijar-se no rosto e pelo nariz, boca e olhos.

9.-

O vírus é mortal?

Não, o que ocasiona a morte é a complicação da doença causada pelo vírus, que é a pneumonia.

10.-

Que riscos têm os familiares de pessoas que faleceram?

Podem ser portadores e formar uma rede de transmissão.

11.-

A água de tanques ou caixas de água transmite o vírus?

Não porque contém químicos e está clorada

12.-

O que faz o vírus quando provoca a morte?

Uma série de reações como deficiência respiratória, a pneumonia severa é o que ocasiona a morte.

13.-

Quando se inicia o contagio, antes dos sintomas ou até que se apresentem?

Desde que se tem o vírus, antes dos sintomas.

14.-

Qual é a probabilidade de recair com a mesma doença?

De 0%, porque fica-se imune ao vírus suíno.

15.-

Onde encontra-se o vírus no ambiente?

Quando uma pessoa portadora espirra ou tosse, o virus pode ficar nas superfícies lisas como maçanetas, dinheiro, papel, documentos, sempre que houver umidade. Já que não será esterilizado o ambiente se recomenda extremar a higiene das mãos.

17.-

O vírus ataca mais às pessoas asmáticas?

Sim, são pacientes mais suscetíveis, mas ao tratar-se de um novo germe todos somos igualmente suscetíveis.

18.-

Qual é a população que está atacando este vírus?

De 20 a 50 anos de idade.

19.-

É útil a máscara para cobrir a boca?

Existem alguns de maior qualidade que outros, mas se você não está doente é pior, porque os vírus pelo seu tamanho o atravessam como se este não existisse e ao usar a máscara, cria-se na zona entre o nariz e a boca um microclima úmido próprio ao desenvolvimento viral: mas se você já está infectado use-o para não infectar aos demais, apesar de que é relativamente eficaz.

20.-

Posso fazer exercício ao ar livre?

Sim, o vírus não anda no ar nem tem asas.

21.-

Serve para algo tomar Vitamina C?

Não serve para nada para prevenir o contagio deste vírus, mas ajuda a resistir seu ataque.

22.-

Quem está a salvo desta doença ou quem é menos suscetível?

A salvo não esta ninguém, o que ajuda é a higiene dentro de lar, escritórios, utensílios e não ir a lugares públicos.

23.-

O virus se move?

Não, o vírus não tem nem patas nem asas, a pessoa é quem o coloca dentro do organismo.

24.-

Os mascotes contagiam o vírus?

Este vírus não, provavelmente contagiem outro tipo de vírus.

25.-

Se vou ao velório de alguém que morreu desse vírus posso me contagiar?

Não.

26.-

Qual é o risco das mulheres grávidas com este vírus?

As mulheres grávidas têm o mesmo risco mas por dois, podem tomar os antivirais mas em caso de de contagio e com estrito controle médico.

27.-

O feto pode ter lesões se uma mulher grávida se contagia com este vírus?

Não sabemos que estragos possa fazer no processo, já que é um vírus novo.

28.-

Posso tomar acido acetilsalicílico (aspirina)?

Não é recomendável, pode ocasionar outras doenças, a menos que você tenha prescrição por problemas coronários, nesse caso siga tomado.

29.-

Serve para algo tomar antivirales antes dos síntomas?

Não serve para nada.

30.-

As pessoas com AIDS, diabetes, câncer, etc., podem ter maiores complicações que uma pessoa sadia se contagiam com o vírus?

SIM.

31.-

Uma gripe convencional forte pode se converter em influenza?

NAO.

32.-

O que mata o vírus?

O sol, mais de 5 dias no meio ambiente, o sabão, os antivirais, álcool em gel.

33.-

O que fazem nos hospitais para evitar contágios a outros doentes que não têm o vírus?

O isolamento.

34.-

O álcool em gel é efetivo?

SIM, muito efetivo.

35.-

Se estou vacinado contra a influenza estacional sou inócuo a este vírus?

Não serve para nada, ainda não existe vacina para este vírus.

36.-

Este vírus está sob controle?

Não totalmente, mas estão tomando medidas agressivas de contenção.

37.-

O que significa passar de alerta 4 a alerta 5?

A fase 4 não faz as coisas diferentes da fase 5, significa que o vírus se propagou de Pessoa a Pessoa em mais de 2 países; e fase 6 é que se propagou em mais de 3 países.

38.-

Aquele que se infectou deste vírus e se curou, fica imune?

SIM.

39.-

As crianças com tosse e gripe têm influenza?

É pouco provável, pois as crianças são pouco afetadas.

40.-

Medidas que as pessoas que trabalham devam tomar?

Lavar-se as mãos muitas vezes ao dia.

41.-

Posso me contagiar ao ar livre?

Se há pessoas infectadas e que tosam e/ou espirre perto pode acontecer, mas a via aérea é um meio de pouco contágio.

42.-

Pode-se comer carne de porco?

SIM pode e não há nenhum risco de contágio.

43.-

Qual é o fator determinante para saber que o vírus já está controlado?

Ainda que se controle a epidemia agora, no inverno boreal (hemisfério norte) pode voltar e ainda não haverá uma vacina.