O Parque Botânico Vale abre a programação de 2010 com novidades. A partir deste mês, o espaço volta a oferecer atividades nos finais de semana. E, para iniciar o calendário de eventos deste ano, quem visitar o local neste domingo (10), poderá participar da Oficina de Sucoterapia.
A prática, indicada para suprir a alimentação deficiente em nutrientes, tão comum nos meses do verão, se baseia na preparação de sucos utilizando frutas, verduras e legumes crus. Na sucoterapia, cascas, sementes e talos desses alimentos viram bebidas ricas em nutrientes essenciais à dieta diária em vez de irem para o lixo.
Duas turmas serão oferecidas neste domingo, uma das 9h30 às 11h e outra das 15h às 16h30. Cada uma terá capacidade para 30 pessoas. A inscrição, gratuita, deve ser feita com a administração do Parque Botânico Vale pelo telefone 3333-6200. E quem não puder participar da atividade do dia 10, terá a oportunidade de aprender mais sobre a prática no dia 24/01, quando haverá outra edição da oficina.
Reciclagem. A programação de férias do Parque Botânico Vale também vai incentivar o consumo consciente por meio das oficinas de reaproveitamento de materiais. Uma atividade diferente será oferecida aos visitantes do espaço de terça à sexta-feira, entre 12 e 29 de janeiro. As turmas, oferecidas em quatro horários (8h30, 9h30, 14h30 e 15h30), terão capacidade para 20 pessoas cada.
Às terças-feiras, quem visitar o local vai aprender a criar um ímã de geladeira utilizando pregadores de roupa. Já nas quartas, os orientadores ambientais do Parque Botânico Vale irão mostrar como fazer um porta-treco utilizando garrafas pet. A partir desse mesmo material, crianças e adultos poderão montar um bilboquê, brinquedo indicado para treinar a coordenação motora. E, nas sextas-feiras, os visitantes terão a possibilidade de expressar toda a sua criatividade com a oficina de pintura em tela.
Conscientização ambiental
A preservação dos recursos naturais também estará em foco na programação de férias do Parque Botânico Vale com o espetáculo teatral “Alguém quer água?”. A peça aborda questões como desperdício de água, descarte correto do lixo e higiene pessoal e mostra as consequências de um mundo sem água. A apresentação está marcada para o dia 17 em dois horários: às 10h30 e às 15h.
Parque Botânico Vale
Localizado no cinturão verde do Complexo de Tubarão, em uma área de 33 hectares, o Parque Botânico Vale foi criado em 2004. O funcionamento é diário, das 8h às 17h, e a entrada é gratuita. Os visitantes podem visitar o orquidário, o parquinho e os módulos sobre Mata Atlântica e sobre o ciclo de vida do minério de ferro.
De terça a sexta, o espaço oferece trilhas monitoradas em seis horários diferentes (8h30, 9h30, 10h30, 14h, 15h e 16 horas). Já de terça a domingo, ocorrem os passeios de ônibus pela área industrial de Tubarão com saídas às 8h30, às 9h30, às 14h e às 15h30.