XVII Encontro Nacional de Geógrafos
Belo Horizonte – 22 a 28 de julho de 2012
UFMG – Campus Pampulha
Segunda Circular
Temática do Encontro: Entre escalas, poderes, ações, Geografias
desenvolver esta TEMÁTICA estamos propondo as seguintes áreas gerais e eixos temáticos:
As áreas constituem as diretrizes para a produção de trabalhos em EDPs (Espaços de Diálogo e Práticas).
ÁREAS GERAIS
Cidade/Urbano
Campo/Rural
Pensamento Geográfico
Natureza/Meio Ambiente
Educação
Os Eixos Temáticos constituem diretrizes para a formação das Mesas e dos ESCs.
EIXOS TEMÁTICOS
Reestruturação produtiva do capital: grandes projetos de desenvolvimento e conflitos territoriais
2.Geografias, políticas e práticas educacionais
3.Brasil – Latinoamérica – Mundo: Estado, territórios e sociedades em movimento
4.Movimentos sociais: formas de luta e resistência
5.Natureza e sociedade: desenvolvimento e contradições
6.Saberes geográficos e lutas sociais: novas questões, novas abordagens
7.Geografias, linguagens e tecnologias: apropriações e tensões
Programação do XVII ENG
Domingo
Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Sábado
9h -12h
Credenciamento
EDP
EDP
Trabalhos de Campo / ESC, Oficina, Minicurso
EDP
EDP
Diálogo de Encerramento / Plenária Final (11h)
12h -14h
Credenciamento
Atividades Culturais
Atividades Culturais
Trabalhos de Campo / Atividades Culturais
Atividades Culturais
Atividades Culturais
Plenária Final
14h -17h
Credenciamento
ESC, Oficina, Minicurso
GTs
Trabalhos de Campo / ESC, Oficina, Minicurso
GTs
GTs
Plenária Final
17h -19h
Credenciamento
Atividades Culturais
Assembleias das Seções Locais
Atividades Culturais
Atividades Culturais
Atividades Culturais
Plenária Final
19h -22h
Diálogo de Abertura
Mesas Redondas
Plenária Política
Mesas Redondas
Mesas Redondas
Debate de Chapas
Plenária Final
Atividades do XVII ENG
EDPs – ESPAÇOS DE DIÁLOGO E PRÁTICAS
Esta atividade contempla o debate de trabalhos (pesquisa em andamento, concluídos e relatos de experiências), dentro dos eixos temáticos e áreas do evento. Nela, tanto os participantes com trabalhos inscritos, como aqueles sem trabalhos inscritos têm a oportunidade de discutir, apresentar experiências e trocar informações. Cada autor poderá apresentar apenas 01 trabalho e deverá ter 75% de freqüência no seu EDP, sendo que a carga horária é de 16 horas.
Normas para envio dos resumos dos EDPs:
Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, Máximo 2 páginas (6.000 caracteres com espaço). Margem superior e inferior 2,5cm, direita e esquerda 3,0cm. O resumo deverá ser elaborado sem parágrafo e em corpo único (deverá abordar introdução, Objetivos, Metodologias, Resultados preliminares). Indicação do estágio da pesquisa. Nome dos autores no inicio da página e a direita, linha abaixo a indicação complementares: instituição, e-mail... Título centralizado.
Normas para envio dos trabalhos completos dos EDPs:
Fonte: Times New Roman, tamanho 12, entre linhas 1,5 linha, máximo de 10 páginas. Margem superior e inferior 2,5cm, direita e esquerda 3,0cm. Deverá conter: introdução, Objetivos, Metodologias, Resultados preliminares e bibliografia segundo a ABNT. Indicação do estágio da pesquisa. Nome dos autores no início da página e a direita, linha abaixo a indicação complementares: instituição, e-mail. Título centralizado. Cada capítulo, em caixa alta, seguido de um espaço.
Calendário para os EDPs:
Envio de Resumos: de 27 de fevereiro até 10 de abril de 2012
Divulgação da listagem dos trabalhos inscritos: 10 de maio de 2012
Envio do trabalho completo: até 17 de Junho de 2012
Divulgação dos trabalhos por sala: no evento
ESCs - ESPAÇO DE SOCIALIZAÇÃO DE COLETIVOS
Esta atividade tem o caráter de fortalecer a discussão de coletivos que não necessariamente se constituem enquanto grupos relacionados a algum órgão de fomento à pesquisa. Os ESCs incluem também as Comunicações Coordenadas, como um espaço para aprofundar as discussões propostas pelos grupos científicos. Esse espaço estará aberto aos grupos constituídos por movimentos sociais, ambientais, culturais e políticos que queiram socializar suas pautas de luta, sonhos ou reivindicações. A idéia é que grupos acadêmicos e não acadêmicos possam socializar suas discussões com todos os congressistas. Os trabalhos inscritos como comunicação coordenada serão examinados pela comissão científica do evento. Embora sejam livres as inscrições a qualquer movimento, agrupamento ou coletivo de pessoas, as inscrições estarão limitadas aos espaços disponíveis, logo, serão encaminhadas por ordem de inscrição antecipada e durante o evento. Estão previstas para 2 dias com carga horária de até 9 horas, divididas em 3 turnos. Cada autor poderá apresentar apenas 01 proposta por grupo.
Normas para apresentação da proposta dos ESCs
Máximo de 5 páginas, fonte: Times New Roman, tamanho 12, entre linhas 1,5 linha, margem superior e inferior 2,5cm, direita e esquerda 3,0cm. A proposta deverá ser elaborada contendo resumo (até 500 caracteres) introdução, objetivos, metodologias, bibliografia. Nome dos coordenadores no início da página e a direita, linha abaixo a indicação complementares: instituição, e-mail. Título centralizado. Indicação do material necessário.
Calendário para os ESCs:
Envio de propostas: de 27 de fevereiro até 10 de abril de 2012
Divulgação da listagem das propostas: 10 de maio de 2012
Divulgação das propostas por sala: no evento
GTs – GRUPOS DE TRABALHOS
O GT (Grupo de Trabalho) pretende agregar geógrafos (estudantes, professores e técnicos) sendo aberto para não geógrafos, cujo objetivo principal é repensar ações e intervenções na sociedade. Visam fortalecer o trabalho permanente e atuação política das Seções Locais da AGB, debates e as atitudes demandadas pela sociedade, incentivando e promovendo a manifestação coletiva, que expressa os entendimentos e encaminhamentos dos agebeanos e agebeanas sobre as grandes questões da sociedade. Os Grupos de Trabalho - GTs a serem propostos devem ser resultados de acúmulos de discussões, ações e intervenções, de cada Seção Local, em caráter local e/ou regional e/ou nacional. As inscrições dos GTs serão realizadas pelas Seções Locais. Cada seção poderá propor GTs de acordo com suas demandas, desde que aprovados em suas respectivas assembléias. Na ausência de GTs que não atendam a demanda de seus associados, estes poderão os propor através de outras seções locais. Os coordenadores indicados deverão ser associados da AGB. Os GTs são formados por quantos membros queiram participar da temática afim, considerando o nível de envolvimento de cada associado com o compromisso das mudanças do espaço social. Todos os GTs enviados pelas locais deverão ser aprovados em RGC. Os participantes dos GTs deverão apresentar Relatório Final de suas atividades na plenária final do XVII ENG indicando as propostas de ações a serem avaliadas e aprovadas na Plenária Final. Na Plenária Final serão eleitas as Comissões de Trabalho indicadas por cada GT. Os participantes de cada GT deverão após o XVII ENG participar de uma lista de discussão criada pela DEN que funcionará de forma articulada com as Comissões de Trabalho e a DEN.
Normas para apresentação das propostas:
Máximo de 5 páginas, fonte: Times New Roman, tamanho 12, entre linhas 1,5 linha, margem superior e inferior 2,5cm, direita e esquerda 3,0cm. A proposta deverá ser elaborada contendo resumo (até 500 caracteres) introdução, objetivos, metodologias, bibliografia. Nome dos coordenadores no inicio da página e a direita, linha abaixo a indicação complementares: Seção local, e-mail... Título centralizado. Indicação do material necessário.
Calendário para os GTs:
Envio de propostas: de 27 de fevereiro até 10 de abril de 2012
Divulgação da listagem das propostas inscritas: 10 de maio de 2010
Divulgação dos GTs por sala: no evento
OFICINAS e MINICURSOS
As oficinas e minicursos são espaços onde são oferecidas atividades práticas que proporcionam novos conhecimentos e vivências, e o contato com os mais diversos profissionais da geografia. Poderão se inscrever nesta atividade pessoas que apresentarem propostas de atividades para serem desenvolvidas em 3 horas. As propostas devem estar englobadas em uma das áreas gerais do evento e serão submetidas a uma comissão de avaliação, que poderá indicar reformulação de proposta ou negá-la mediante jsutificativa.
Normas para apresentação das propostas:
Máximo de 5 páginas, fonte: Times New Roman, tamanho 12, entre linhas 1,5 linha, margem superior e inferior 2,5cm, direita e esquerda 3,0cm. A proposta deverá ser elaborada contendo resumo (até 500 caracteres) introdução, objetivos, metodologias, bibliografia. Nome dos coordenadores no inicio da página e a direita, linha abaixo a indicação complementares: Seção local, e-mail. Título centralizado. Indicação do material necessário.
Ps.: os proponentes deverão estar inscritos no evento, com exceção de movimentos sociais e coletivos. Os custos das Oficinas e Minicursos para o ENG serão bancados apenas para associados da AGB, cabendo aos não associados que propuserem estas atividades financiarem suas Oficinas e Minicursos, à exceção de movimentos sociais e coletivos.
Calendário para as OFICINAS e MINICURSOS:
Envio de propostas: de 27 de fevereiro até 10 de abril de 2012
Divulgação da listagem das propostas inscritas: 10 de maio de 2012
Divulgação dos trabalhos por sala: no evento
Mesas Redondas
As Mesas Redondas são espaços onde os debates acontecem a partir de intervenções teórico-políticas de pessoas convidadas pela organização do evento. Neste XVII ENG haverá 3 Mesas Redondas por eixo. Cada Mesa Redonda será compostas por 3 pessoas, sendo um provocador e 2 expositores. Ao provocador caberá estimular o debate e formular questões a partir das falas dos expositores. As Mesas Redondas do XVII ENG serão as seguintes:
Eixo 1 – Reestruturação produtiva do capital: grandes projetos de desenvolvimento e conflitos territoriais
Mesa 1 - A copa do mundo é nossa? Expropriação como esporte.
Mesa 2 – As metamorfoses do capital: novos conceitos, velhas práticas.
Mesa 3 – Grandes projetos: escalas de desenvolvimento e as escalas de luta.
Eixo 2 – Geografias, políticas e práticas educacionais
Mesa 1 – Percursos formativos: experiências de interação entre teoria e prática.
Mesa 2 – Políticas de currículo e a educação em geografia: permanência versus resistência .
Mesa 3 – Quem luta, educa: subvertendo o ensino da geografia.
Eixo 3 – Brasil – Latinoamérica – Mundo: Estado, territórios e sociedades em movimento
Mesa 1 – Integrar para quê? Para quem? Agentes e intencionalidades da política de “integração” latino-americana.
Mesa 2 – Territorialidades ameaçadas: a mercantilização do espaço e as tensões entre Estado-sujeitos insurgentes na América Latina.
Mesa 3 – Questão regional e Estado: ser e fazer movimento social.
Eixo 4 – Movimentos sociais: formas de luta e resistência
Mesa 1 – Raça , gênero e etnia: diferentes geografias, sujeitos e suas formas de lutas e resistências
Mesa 2 – Experiências agroecológicas frente ao agronegócio
Mesa 3 – Formas de lutas dos movimentos sociais frente às ações repressivas e à criminalização
Eixo 5 – Natureza e sociedade: desenvolvimento e contradições
Mesa 1 – Desastres naturais? A espetacularização da dinâmica da natureza
Mesa 2 – Outras apropriações da natureza: conflitos sociais e disputas epistemológicas
Mesa 3 – A geopolítica do domínio da terra e das águas e o discurso da sustentabilidade
Eixo 6 – Saberes geográficos e lutas sociais: novas questões, novas abordagens
Mesa 1 – Invisibilidade e presença negra na cidade
Mesa 2 – A contribuição dos estudos de gênero para a compreensão da geografia do trabalho
Mesa 3 – Geografia e pensamento libertário
Eixo 7 – Geografias, linguagens e tecnologias: apropriações e tensões
Mesa 1 – Tensões no discurso geográfico: múltiplas linguagens em conflito
Mesa 2 – Cartografia da ação e território: da luta social à representação
Mesa 3 – Geografia e tecnologias no contexto das lutas sociais
VALORES DE INSCRIÇÃO
Até 10 de abril
Até 10 de Julho
Até o Evento
Associados da AGB: Estudantes e Professores do Ensino Básico
R$ 65,00
R$ 80,00
R$ 100,00
Associados da AGB: Professores Universitários e Profissionais
R$ 130,00
R$160,00
R$ 200,00
Não associados da AGB
R$ 260,00
R$ 320,00
R$ 400,00
São Paulo/Belo Horizonte, 10 de fevereiro de 2012
Diretoria Executiva Nacional
AGB – Seção Belo Horizonte
Belo Horizonte – 22 a 28 de julho de 2012
UFMG – Campus Pampulha
Segunda Circular
Temática do Encontro: Entre escalas, poderes, ações, Geografias
desenvolver esta TEMÁTICA estamos propondo as seguintes áreas gerais e eixos temáticos:
As áreas constituem as diretrizes para a produção de trabalhos em EDPs (Espaços de Diálogo e Práticas).
ÁREAS GERAIS
Cidade/Urbano
Campo/Rural
Pensamento Geográfico
Natureza/Meio Ambiente
Educação
Os Eixos Temáticos constituem diretrizes para a formação das Mesas e dos ESCs.
EIXOS TEMÁTICOS
Reestruturação produtiva do capital: grandes projetos de desenvolvimento e conflitos territoriais
2.Geografias, políticas e práticas educacionais
3.Brasil – Latinoamérica – Mundo: Estado, territórios e sociedades em movimento
4.Movimentos sociais: formas de luta e resistência
5.Natureza e sociedade: desenvolvimento e contradições
6.Saberes geográficos e lutas sociais: novas questões, novas abordagens
7.Geografias, linguagens e tecnologias: apropriações e tensões
Programação do XVII ENG
Domingo
Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Sábado
9h -12h
Credenciamento
EDP
EDP
Trabalhos de Campo / ESC, Oficina, Minicurso
EDP
EDP
Diálogo de Encerramento / Plenária Final (11h)
12h -14h
Credenciamento
Atividades Culturais
Atividades Culturais
Trabalhos de Campo / Atividades Culturais
Atividades Culturais
Atividades Culturais
Plenária Final
14h -17h
Credenciamento
ESC, Oficina, Minicurso
GTs
Trabalhos de Campo / ESC, Oficina, Minicurso
GTs
GTs
Plenária Final
17h -19h
Credenciamento
Atividades Culturais
Assembleias das Seções Locais
Atividades Culturais
Atividades Culturais
Atividades Culturais
Plenária Final
19h -22h
Diálogo de Abertura
Mesas Redondas
Plenária Política
Mesas Redondas
Mesas Redondas
Debate de Chapas
Plenária Final
Atividades do XVII ENG
EDPs – ESPAÇOS DE DIÁLOGO E PRÁTICAS
Esta atividade contempla o debate de trabalhos (pesquisa em andamento, concluídos e relatos de experiências), dentro dos eixos temáticos e áreas do evento. Nela, tanto os participantes com trabalhos inscritos, como aqueles sem trabalhos inscritos têm a oportunidade de discutir, apresentar experiências e trocar informações. Cada autor poderá apresentar apenas 01 trabalho e deverá ter 75% de freqüência no seu EDP, sendo que a carga horária é de 16 horas.
Normas para envio dos resumos dos EDPs:
Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, Máximo 2 páginas (6.000 caracteres com espaço). Margem superior e inferior 2,5cm, direita e esquerda 3,0cm. O resumo deverá ser elaborado sem parágrafo e em corpo único (deverá abordar introdução, Objetivos, Metodologias, Resultados preliminares). Indicação do estágio da pesquisa. Nome dos autores no inicio da página e a direita, linha abaixo a indicação complementares: instituição, e-mail... Título centralizado.
Normas para envio dos trabalhos completos dos EDPs:
Fonte: Times New Roman, tamanho 12, entre linhas 1,5 linha, máximo de 10 páginas. Margem superior e inferior 2,5cm, direita e esquerda 3,0cm. Deverá conter: introdução, Objetivos, Metodologias, Resultados preliminares e bibliografia segundo a ABNT. Indicação do estágio da pesquisa. Nome dos autores no início da página e a direita, linha abaixo a indicação complementares: instituição, e-mail. Título centralizado. Cada capítulo, em caixa alta, seguido de um espaço.
Calendário para os EDPs:
Envio de Resumos: de 27 de fevereiro até 10 de abril de 2012
Divulgação da listagem dos trabalhos inscritos: 10 de maio de 2012
Envio do trabalho completo: até 17 de Junho de 2012
Divulgação dos trabalhos por sala: no evento
ESCs - ESPAÇO DE SOCIALIZAÇÃO DE COLETIVOS
Esta atividade tem o caráter de fortalecer a discussão de coletivos que não necessariamente se constituem enquanto grupos relacionados a algum órgão de fomento à pesquisa. Os ESCs incluem também as Comunicações Coordenadas, como um espaço para aprofundar as discussões propostas pelos grupos científicos. Esse espaço estará aberto aos grupos constituídos por movimentos sociais, ambientais, culturais e políticos que queiram socializar suas pautas de luta, sonhos ou reivindicações. A idéia é que grupos acadêmicos e não acadêmicos possam socializar suas discussões com todos os congressistas. Os trabalhos inscritos como comunicação coordenada serão examinados pela comissão científica do evento. Embora sejam livres as inscrições a qualquer movimento, agrupamento ou coletivo de pessoas, as inscrições estarão limitadas aos espaços disponíveis, logo, serão encaminhadas por ordem de inscrição antecipada e durante o evento. Estão previstas para 2 dias com carga horária de até 9 horas, divididas em 3 turnos. Cada autor poderá apresentar apenas 01 proposta por grupo.
Normas para apresentação da proposta dos ESCs
Máximo de 5 páginas, fonte: Times New Roman, tamanho 12, entre linhas 1,5 linha, margem superior e inferior 2,5cm, direita e esquerda 3,0cm. A proposta deverá ser elaborada contendo resumo (até 500 caracteres) introdução, objetivos, metodologias, bibliografia. Nome dos coordenadores no início da página e a direita, linha abaixo a indicação complementares: instituição, e-mail. Título centralizado. Indicação do material necessário.
Calendário para os ESCs:
Envio de propostas: de 27 de fevereiro até 10 de abril de 2012
Divulgação da listagem das propostas: 10 de maio de 2012
Divulgação das propostas por sala: no evento
GTs – GRUPOS DE TRABALHOS
O GT (Grupo de Trabalho) pretende agregar geógrafos (estudantes, professores e técnicos) sendo aberto para não geógrafos, cujo objetivo principal é repensar ações e intervenções na sociedade. Visam fortalecer o trabalho permanente e atuação política das Seções Locais da AGB, debates e as atitudes demandadas pela sociedade, incentivando e promovendo a manifestação coletiva, que expressa os entendimentos e encaminhamentos dos agebeanos e agebeanas sobre as grandes questões da sociedade. Os Grupos de Trabalho - GTs a serem propostos devem ser resultados de acúmulos de discussões, ações e intervenções, de cada Seção Local, em caráter local e/ou regional e/ou nacional. As inscrições dos GTs serão realizadas pelas Seções Locais. Cada seção poderá propor GTs de acordo com suas demandas, desde que aprovados em suas respectivas assembléias. Na ausência de GTs que não atendam a demanda de seus associados, estes poderão os propor através de outras seções locais. Os coordenadores indicados deverão ser associados da AGB. Os GTs são formados por quantos membros queiram participar da temática afim, considerando o nível de envolvimento de cada associado com o compromisso das mudanças do espaço social. Todos os GTs enviados pelas locais deverão ser aprovados em RGC. Os participantes dos GTs deverão apresentar Relatório Final de suas atividades na plenária final do XVII ENG indicando as propostas de ações a serem avaliadas e aprovadas na Plenária Final. Na Plenária Final serão eleitas as Comissões de Trabalho indicadas por cada GT. Os participantes de cada GT deverão após o XVII ENG participar de uma lista de discussão criada pela DEN que funcionará de forma articulada com as Comissões de Trabalho e a DEN.
Normas para apresentação das propostas:
Máximo de 5 páginas, fonte: Times New Roman, tamanho 12, entre linhas 1,5 linha, margem superior e inferior 2,5cm, direita e esquerda 3,0cm. A proposta deverá ser elaborada contendo resumo (até 500 caracteres) introdução, objetivos, metodologias, bibliografia. Nome dos coordenadores no inicio da página e a direita, linha abaixo a indicação complementares: Seção local, e-mail... Título centralizado. Indicação do material necessário.
Calendário para os GTs:
Envio de propostas: de 27 de fevereiro até 10 de abril de 2012
Divulgação da listagem das propostas inscritas: 10 de maio de 2010
Divulgação dos GTs por sala: no evento
OFICINAS e MINICURSOS
As oficinas e minicursos são espaços onde são oferecidas atividades práticas que proporcionam novos conhecimentos e vivências, e o contato com os mais diversos profissionais da geografia. Poderão se inscrever nesta atividade pessoas que apresentarem propostas de atividades para serem desenvolvidas em 3 horas. As propostas devem estar englobadas em uma das áreas gerais do evento e serão submetidas a uma comissão de avaliação, que poderá indicar reformulação de proposta ou negá-la mediante jsutificativa.
Normas para apresentação das propostas:
Máximo de 5 páginas, fonte: Times New Roman, tamanho 12, entre linhas 1,5 linha, margem superior e inferior 2,5cm, direita e esquerda 3,0cm. A proposta deverá ser elaborada contendo resumo (até 500 caracteres) introdução, objetivos, metodologias, bibliografia. Nome dos coordenadores no inicio da página e a direita, linha abaixo a indicação complementares: Seção local, e-mail. Título centralizado. Indicação do material necessário.
Ps.: os proponentes deverão estar inscritos no evento, com exceção de movimentos sociais e coletivos. Os custos das Oficinas e Minicursos para o ENG serão bancados apenas para associados da AGB, cabendo aos não associados que propuserem estas atividades financiarem suas Oficinas e Minicursos, à exceção de movimentos sociais e coletivos.
Calendário para as OFICINAS e MINICURSOS:
Envio de propostas: de 27 de fevereiro até 10 de abril de 2012
Divulgação da listagem das propostas inscritas: 10 de maio de 2012
Divulgação dos trabalhos por sala: no evento
Mesas Redondas
As Mesas Redondas são espaços onde os debates acontecem a partir de intervenções teórico-políticas de pessoas convidadas pela organização do evento. Neste XVII ENG haverá 3 Mesas Redondas por eixo. Cada Mesa Redonda será compostas por 3 pessoas, sendo um provocador e 2 expositores. Ao provocador caberá estimular o debate e formular questões a partir das falas dos expositores. As Mesas Redondas do XVII ENG serão as seguintes:
Eixo 1 – Reestruturação produtiva do capital: grandes projetos de desenvolvimento e conflitos territoriais
Mesa 1 - A copa do mundo é nossa? Expropriação como esporte.
Mesa 2 – As metamorfoses do capital: novos conceitos, velhas práticas.
Mesa 3 – Grandes projetos: escalas de desenvolvimento e as escalas de luta.
Eixo 2 – Geografias, políticas e práticas educacionais
Mesa 1 – Percursos formativos: experiências de interação entre teoria e prática.
Mesa 2 – Políticas de currículo e a educação em geografia: permanência versus resistência .
Mesa 3 – Quem luta, educa: subvertendo o ensino da geografia.
Eixo 3 – Brasil – Latinoamérica – Mundo: Estado, territórios e sociedades em movimento
Mesa 1 – Integrar para quê? Para quem? Agentes e intencionalidades da política de “integração” latino-americana.
Mesa 2 – Territorialidades ameaçadas: a mercantilização do espaço e as tensões entre Estado-sujeitos insurgentes na América Latina.
Mesa 3 – Questão regional e Estado: ser e fazer movimento social.
Eixo 4 – Movimentos sociais: formas de luta e resistência
Mesa 1 – Raça , gênero e etnia: diferentes geografias, sujeitos e suas formas de lutas e resistências
Mesa 2 – Experiências agroecológicas frente ao agronegócio
Mesa 3 – Formas de lutas dos movimentos sociais frente às ações repressivas e à criminalização
Eixo 5 – Natureza e sociedade: desenvolvimento e contradições
Mesa 1 – Desastres naturais? A espetacularização da dinâmica da natureza
Mesa 2 – Outras apropriações da natureza: conflitos sociais e disputas epistemológicas
Mesa 3 – A geopolítica do domínio da terra e das águas e o discurso da sustentabilidade
Eixo 6 – Saberes geográficos e lutas sociais: novas questões, novas abordagens
Mesa 1 – Invisibilidade e presença negra na cidade
Mesa 2 – A contribuição dos estudos de gênero para a compreensão da geografia do trabalho
Mesa 3 – Geografia e pensamento libertário
Eixo 7 – Geografias, linguagens e tecnologias: apropriações e tensões
Mesa 1 – Tensões no discurso geográfico: múltiplas linguagens em conflito
Mesa 2 – Cartografia da ação e território: da luta social à representação
Mesa 3 – Geografia e tecnologias no contexto das lutas sociais
VALORES DE INSCRIÇÃO
Até 10 de abril
Até 10 de Julho
Até o Evento
Associados da AGB: Estudantes e Professores do Ensino Básico
R$ 65,00
R$ 80,00
R$ 100,00
Associados da AGB: Professores Universitários e Profissionais
R$ 130,00
R$160,00
R$ 200,00
Não associados da AGB
R$ 260,00
R$ 320,00
R$ 400,00
São Paulo/Belo Horizonte, 10 de fevereiro de 2012
Diretoria Executiva Nacional
AGB – Seção Belo Horizonte