domingo, 4 de outubro de 2009

Com o Enem remarcado para novembro, Sedu pede que alunos tenham tranqüilidade

Em conseqüência do vazamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que seria realizada neste sábado (03) e domingo (04), o Ministério da Educação (MEC) resolveu adiar o exame. Agora, a expectativa do órgão é que as provas aconteçam daqui a 45 dias. A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) está acompanhando o desenrolar dos fatos com a maior atenção. O secretário de Educação, Haroldo Corrêa Rocha, está em Santa Catarina, participando do encontro do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e orientou as escolas da rede pública estadual de ensino para que mantenham os alunos tranquilos.

O secretário sugere que os estudantes utilizem este tempo para revisar com tranquilidade as matérias da prova, além de manter a concentração. “A Sedu orienta ainda a equipe pedagógica de cada escola para que reveja o Calendário Escolar daqui para o final de ano, a fim de que seja feito um reforço de conteúdo das disciplinas”, explica.

Como avalia o secretário, a Sedu está plenamente de acordo que o adiamento das provas do Enem é um fato indesejável, mas que pode se transformar em uma oportunidade para que o aluno estude ainda mais. “A Sedu reconhece que uma situação como esta traz desconforto e desconfiança. Entretanto, embora lamente o ocorrido, a Secretaria mantém a sua confiança no MEC para que os fatos sejam apurados com total lisura”, frisou Haroldo Corrêa.

O que seria mais importante neste momento? Na avaliação do secretário, os estudantes devem ter, principalmente, tranquilidade e sempre manter como base, para qualquer ação, as fontes oficiais, sejam do MEC ou da Sedu.

Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), os estudantes inscritos serão comunicados pelos Correios, por intermédio de telefone e por meio eletrônico-digital sobre a confirmação da nova data e dos locais das provas.

Para o Inep, os locais das provas devem permanecer os mesmos. Portanto, o mais importante é que as inscrições estão mantidas. Independente disso, a Sedu também repassará informações sobre o assunto, tão logo tenha esta definição oficializada.

O MEC coloca à disposição dos candidatos o e-mail faleconosco@inep.gov.br e o telefone 0800-616161 para esclarecer dúvidas.