Aumentar a visibilidade do setor de embalagens, levantando a discussão sobre assuntos como novas tecnologias, tendências de mercado, design e saúde. Este é o objetivo da “Semana do Plástico”, que começou no sábado (25) e segue até dia 1º de agosto, com o tema “Plástico é Vida”. A ação é do Sindicato da Indústria de Embalagens e Tubos Flexíveis, Frascos e Componentes, Artefatos Injetados e de Fibra de Vidro do Espírito Santo (Sindiembalagens).
Voltado para profissionais e empresários que atuam no segmento de plástico e embalagens, a Semana vai ser marcada por uma série de ações de capacitação e lazer, reunindo mais de 800 participantes. Abrindo as festividades, vai acontecer a primeira etapa classificatória de um torneio de futebol com times de empresas associadas ao Sindiembalagens. A competição vai ser em homenagem ao falecido empresário Fernando Coelho, antigo proprietário da empresa Cofer.
Para o vice-presidente do Sindiembalagens, Neviton Helmer Gaspari, a comemoração se constitui num marco para o setor de embalagens, que no Estado é responsável pela geração de 5 mil empregos diretos. “A partir da troca de experiências com outros profissionais e empresários, os participantes podem adquirir um conhecimento do contexto em que estão inseridos”, destaca.
A intenção do Sindiembalagens, que representa 165 empresas no Estado, é atender a demanda das indústrias capixabas que ainda tem dificuldade de encontrar profissionais especializados. “As palestras vão servir para agregar novos conceitos aos profissionais, independente da função que ele ocupe dentro da empresa”, afirma Gasparini.
Palestras
Durante a Semana, vão acontecer palestras gratuitas no Edifício Findes, em Vitória, e no Senai do Civit I, na Serra. A primeira palestra será a do economista Douglas Chamnon, intitulada “A importância da Formação de Custos”, na segunda-feira (27), às 19h, na Findes.
Verdades e Mentiras sobre o Plástico
O lixo brasileiro contém de 5% a 10% de plásticos. São materiais que, como o vidro, ocupam um considerável espaço no meio-ambiente. Entretanto, algumas considerações equivocadas sobre sua utilização tentam omitir sua importância para a vida moderna.
ü A produção de plástico contribui para o esgotamento das reservas de petróleo. Apenas 4% do petróleo consumido no mundo ocidental se destina à produção de plásticos.
ü A produção de plástico é altamente poluente. Com a utilização de tecnologia apropriada, a produção de plástico é totalmente eficiente, pois não há desperdício: os restos de plástico voltam a entrar no processo produtivo, os gases emitidos na sua produção são aproveitados, etc.
ü A produção e utilização do plástico faz desperdiçar energia. Na fabricação de plástico consome-se atualmente de 40% a 70% menos energia do que há 20 anos. O plástico é o material mais usado nos equipamentos de produção de energias alternativas como a eólica e a solar, ou ainda nos veículos verdes por sua leveza.
ü Os plásticos, no final do seu ciclo de uso, servem apenas para poluir o meio-ambiente. Na Europa Ocidental, através da reciclagem, sua utilização é prolongada cada vez mais. O plástico reciclado pode ser utilizado na fabricação de garrafas e frascos (exceto aquelas que tem contato direto com alimentos e fármacos); baldes, cabides, pentes e outros artefatos produzidos pelo processo de injeção; cerdas, vassouras, escovas e outros produtos que sejam produzidos com fibras; sacolas e outros tipos de filmes; painés para a construção civil.
O setor
A receita da indústria de embalagens atingiu R$ 36,6 bilhões em 2008, o que representa um crescimento de 9,2% em relação ao ano anterior, segundo projeções da Fundação Getúlio Vargas (FGV) feitas para a Associação Brasileira de Embalagens (Abre). Apesar do resultado positivo, o setor registrou queda de 0,61% no volume produzido.
Segundo dados da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, o Brasil é o segundo país que mais lança novas embalagens no mercado por ano. Do 6º lugar, em 2008, quando lançou mais de 20 mil embalagens inovadoras, o país passou para a 2ª colocação em 2009. A liderança continua sendo dos Estados Unidos.
Programação
Dia 25/07
Local: Senai Civit – Serra
08h00 Primeira fase do Torneio de Futebol – Classificatória – Somente para os times inscritos
Dia 27/07
Local: Edifício Findes, em Vitória
19h00 Palestra: A importância da Formação de custos, ministrada pelo economista Douglas Chamon
Dia 29/07
Local: Edifício Findes, em Vitória
17h00 Apresentação da versão atualizada do software Sigenplast, uma solução integrada voltada para o setor de plástico
19h00 Palestra: Embalagem, uma poderosa ferramenta de marketing, ministrada pelo professor coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Fábio Mestriner
Dia 01/08
08h00 Credenciamento e coffe break
08h45 Abertura com o presidente da Findes, Lucas Izoton
09h30 Palestra com Indústrias Romi
10h15 Palestra: Plástico é Vida, com o presidente da Plastivida, Francisco de Assis Esmeraldo
11h00 Palestra: Farinha muita, meu pirão também, ministrada pelo advogado Luiz Roberto Teixeira de Siqueira
12h00 Almoço com pagode – Buffet: Churrasco do Chico
14h00 Atividades de lazer e saúde (Semifinal e final do torneio de futebol com entrega de troféus, Gincana, Jogos de Salão, Oficinas, Sorteio de brindes, etc)