sexta-feira, 26 de março de 2010

Viana participa da Hora do Planeta


No próximo sábado, dia 27, o mundo irá realizar um movimento que tem como objetivo de combater alertar sobre o aquecimento global. Pontualmente às 20h30, horário de Brasília, cidades brasileiras e estrangeiras irão apagar, durante uma hora, as luzes de diversos monumentos e edificações públicas em uma ação global conhecida como Earth Hour, que no Brasil se chama Hora do Planeta.

Viana participa da edição 2010 e no horário marcado irá desligar as luzes que iluminam a Biblioteca Municipal, a Galeria de Arte Casarão, a Casa da Cultura, o Teatro Municipal a Praça Jerônimo Leite e a sede da prefeitura.

“Vamos participar do evento e esse pequeno gesto da WWF que está mobilizando milhões de pessoas serve de alerta para um problema que influencia, mobiliza os governantes dos países industrializados e é discutido em todas as reuniões internacionais.”, disse Angela Sias, prefeita de Viana.

A primeira edição aconteceu em 2007, na Austrália. O Brasil participou pela primeira vez no ano passado quando 113 cidades, sendo 13 capitais, aderiram ao movimento e milhões de brasileiros puderam demonstrar sua preocupação com o aquecimento global.

A iniciativa do evento é da World Wide Fund for Nature (WWF) uma Organização não Governamental (Ong) fundada na Suíça em 1961, presente em cem países, inclusive o Brasil, voltada para as questões da preservação ambiental em todo mundo e a Hora do Planeta é uma manifestação organizada para conscientizar a população mundial sobre as mudanças climáticas.

O movimento não se restringe aos órgãos oficiais, empresas e outras entidades, mas também ao cidadão que poderá aderir ao manifesto e, na hora marcada, apagar as luzes da sala ou de sua casa.

Em 2007, na Austrália, 2 milhões de pessoas desligaram sua luzes. Em 2008, 371 cidades ao redor do mundo participaram e mais de 50 milhões de pessoas de todas as partes do mundo aderiram à ação. Em 2009, 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes, sendo que, desse total, o Brasil participou com 113 cidades, 1.167 empresas e 527 organizações, além de milhares de cidadãos. Nesse ano, quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo apagou as luzes.

Dessa forma, conhecidos monumentos turísticos e simbólicos como Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional, o Teatro Amazonas e outros ficaram uma hora no escuro.

Em 2010 a participação de países já é recorde, Até esta sexta-feira, dia 26, um dia antes de acontecer o evento, 125 nações confirmaram presença o que representa a adesão de 3.483 cidades espalhadas no mundo. 56 são capitais de países. Das 10 cidades mais populosas do mundo, sete estão na campanha.

Desse total, 36 participam pela primeira vez da Hora do Planeta, entre eles, Nepal, Mongólia, Madagascar, República Tcheca, Paraguai, Camboja, Panamá, Arábia Saudita, Tanzânia e as ilhas Mariana do Norte.

Alguns ícones mundiais confirmados: Torre de Tóquio (em Tóquio) e o Portão de Brandenburgo (em Berlim). A ponte Golden Gate, na cidade de São Francisco (EUA), a roda gigante London Eye (Inglaterra), o segundo maior edifício do mundo, edifício Tapei 101, a Torre CN em Toronto (Canadá) o Grande Palácio Real em Bangkok (Tailândia) o edifício do Empire State em Nova Iorque, e até mesmo as luzes de Las Vegas serão desligadas por 60 minutos no sábado, dia 27.

A Hora do Planeta 2010 no Brasil conta com a participação de 72 cidades, das quais 19 são capitais, entre elas Manaus, São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Rio Branco, Fortaleza.


Secretaria Municipal de Comunicação
Coordenação de Imprensa: Júlio Palassi
Texto: Waldson Menezes
Foto: Divulgação WWF
Tels: 2124-6752 / 2124-6746 / 9913-0746
E-mail: comunicacao@viana.es.gov.br


Ver todas as notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário