sábado, 19 de setembro de 2009

19 de setembro é o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.

O Prof. Jarmuth, da SOS Rios do Brasil, nos lembra que amanhã, 19 de setembro é o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.

O evento, que ocorre sempre no terceiro sábado de setembro, é coordenado mundialmente pelo Center for Marine Conservation (CMC), com sede em Washington, nos EUA. Cerca de cem países, signatários do Tratado Internacional de Controle da Poluição Marinha fazem parte desse acordo, incluindo o Brasil.

Vamos lá? Que tal quem estiver por perto de praias e rios neste sábado dedicar um tempinho para recolher sujeiras deixadas por ali?

Quando um local está limpo, é mais fácil de ficar assim!

Confira o chamado do professor visitando a sua página, a partir do link para todos os blogs na home.

Visite Banco do Planeta em: http://www.bancodoplaneta.com.br/

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

China e EUA juntam forças por novas tecnologias

China e EUA são duas das maiores economias do mundo. Também são os maiores importadores de petróleo, consumidores de carvão e emissores de gases de efeito estufa. E justamente por todos esses fatores, a presidente da Câmara Americana de Comércio (AmCham) de Xangai, Brenda Foster, acredita que os dois países também tenham potencial para se tornarem líderes no desenvolvimento e implantação de tecnologias verdes.

Certo é que as duas nações já vêm mostrando há algum tempo sinais de que podem trabalhar juntas em busca de soluções comuns. Um novo passo nessa direção foi dado nesta semana, nos dias 7 e 8 de setembro, em Xangai, durante a conferência “Greentech: um chamado à ação”.

O evento foi baseado em programas colaborativos entre China e EUA e contou com a participação de investidores globais, políticos e ONGs com objetivo de traçar um plano estratégico para tornar realidade todas as articulações que estão sendo feitas até agora. Uma das principais metas é superar pontos que estão entravando os países de trabalharem em parceria.

“Assim como em diversas outras áreas, a parceria entre China e os EUA será crucial para combater os problemas de sustentabilidade e mudança climática”, diz Bruce Pickering, diretor executivo da Asia Society Northern California. “Se conseguirmos alcançar isso de forma positiva e construtiva, poderemos começar a resolver um dos problemas mais críticos do século 21″, completa.

Em carta oficial, o embaixador norte-americano na China, Jon M. Huntsman Jr., disse que a conferência é um exemplo de como outras nações podem trabalhar juntas para enfrentar os desafios das mudanças climáticas. “O evento oferece uma plataforma para que políticos, empresas líderes em tecnologia, investidores e ONGs possam avançar no desenvolvimento de um mercado de tecnologia verde”, afirma. Para ele, essa é a promessa de crescimento econômico sustentável e de melhora da segurança energética no mundo todo.

No total, foram examinadas 123 propostas, que levam em conta o impacto ambiental e o potencial de oportunidades de negócios. A maior parte delas gira em torno de energia solar, carros elétricos, carvão e biocombustíveis.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Cerrado será monitorado por satélites‏

O Ministério do Meio Ambiente promete iniciar o monitoramento por satélite do Cerrado,
como já acontece para a floresta amazônica desde 1988.
Esta medida alinha-se com o programa Cerrado Sustentável,
estruturado em 2004 pela equipe de Marina Silva.
As imagens aéreas, a cargo do Centro de Sensoriamento Remoto do Ibama,
apoiarão a fiscalização das áreas de conservação que somam 11% deste ambiente natural.
O Cerrado se destaca por muitas espécies de plantas e animais que só existem ali
e reúne mais de 12 mil tipos de flores, muitas delas com propriedades medicinais entre
outras ainda não estudadas. Ele vem sendo dizimado para cultivo de soja e criação de gado.
O mapeamento mais recente feito pelo ministério indica que quase 50% dele já desapareceu.
Você apóia esta medida? O que é mais importante para você?
Termos mais soja e bois para alimentação humana ou protegermos um bioma único em todo o mundo?
Visite Banco do Planeta em: http://www.bancodoplaneta.com.br/