Carl Ritter (7 de agosto de 1779, Quedlinburg – 28 de setembro de 1859, Berlim) foi um geógrafo alemão, nascido em Quedlinburg, pertencente à Prússia, de grande importância para a geografia humana. Era defensor do determinismo geográfico.
Ritter foi, junto com seu camarada Alexander von Humboldt, um dos precursores da Geografia moderna, assim como fundador da Sociedade Geográfica de Berlim.
Os trabalhos de Ritter e Humboldt surgiram no período em que o conhecimento geográfico acumulado sobre o mundo já permitia obter um conhecimento mais fundamentado em viagens, cartografias e estudos mais precisos. Com Ritter e Humboldt a Geografia moderna surgiu; porém, a construção desta só pôde ocorrer porque praticamente toda a superfície terrestre havia sido conhecida, estudada e mapeada [1].
O princípio da Analogia ou Geografia Geral foi desenvolvido por Carl Ritter. Esse princípio visava a comparar diversas paisagens da Terra, chamando atenção para as suas semelhanças e diferenças.
Muito interessante, faço curso de Geografia e Análise Ambiental em Belo Horizonte, e estudamos bastante sobre os pais da Geografia, é super importante saber como surgiram as idéias e conhecer um pouco da vida desses idealistas.
ResponderExcluir