Cinco mil setecentos e oitenta e nove novas empresas foram abertas e registradas no Espírito Santo no primeiro semestre de 2009. Um pequeno crescimento em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 5.763 novos negócios. A previsão é de que a Junta Comercial do Estado feche o ano superando as 11,9 mil empresas abertas em 2008.
De janeiro a julho deste ano, mais de 2400 novos empresários solicitaram e obtiveram registro para os seus negócios. O número de empresas limitadas - que têm dois ou mais sócios - chegou aos 3200 no mesmo período. O restante do volume é completado por sociedades anônimas e cooperativas.
Economia Capixaba em alta
De acordo com o presidente da Junta Comercial, Marcelo Zanuncio Gonçalves, o ano começou com uma queda no número de registros, provocada pela crise financeira internacional, mas houve uma reação aos poucos. Assim, o número de novos negócios registrados cresceu, até superar o volume do ano passado no primeiro semestre.
Zanuncio lembrou que o volume de novos negócios registrados na Junta Comercial tem crescido de forma consistente nos últimos anos, acompanhando a tendência de crescimento da economia capixaba.
Se tomados os números globais, em cada um dos dias dos primeiros meses de 2008 o Espírito Santo ganhou 32 novas empresas. Se descontarmos os sábados, domingos e feriados, quando a Junta Comercial não funciona, o número de novas empresas registradas por dia é de 47,5. Se o cálculo for feito com base no horário de funcionamento da Junta, nestes sete primeiros meses o Espírito Santo ganhou 6,1 empresas a cada hora comercial.
Um dado para o qual o presidente chama a atenção é que, segundo uma estatística nacional, para caba micro empresa aberta são criados pelo menos cinco novos postos de trabalho. Neste caso, argumenta, somente com as novas empresas registradas na Junta Comercial do Espírito Santo já foram criados mais de 34 mil empregos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário