sexta-feira, 19 de agosto de 2011


 

Encontro do Ano Internacional dos Afrodescendentes

 
 
Salvador será o local do Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes. As atividades iniciam em 16 de novembro, com reunião de representantes da sociedade civil de diversos países. O encontro segue nos dias 17 e 18, com mesas¬¬-redondas sobre temas de interesse dos afrodescendentes da região, e será encerrado no dia 19, com a [...] Read More
 
 
Este boletim contém informações sobre o portal Africas. Para qualquer consulta, envie um e-mail para contato@africas.com.br ou siga-nos no Facebook e Twitter
 
Se você não quiser mais receber esta Boletim, por favor clique aqui para cancelar sua inscrição.

terça-feira, 2 de agosto de 2011


Governo recebe novos educadores e anuncia concurso para o magistério
02/08/2011 - 17:43
 
Thiago Guimarães/Secom 
--
Casagrande ressaltou a importância do ingresso de professores na rede estadual por meio de concurso público.
Os 138 professores e pedagogos aprovados no concurso realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em 2010 foram recebidos pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves, na tarde desta terça-feira (02), no Palácio Anchieta. Na ocasião, o governador e o secretário também anunciaram a realização de um novo concurso, que deverá ser aberto ainda em 2011, com 1200 vagas para o magistério.

Durante a solenidade, o governador Renato Casagrande ressaltou a importância do ingresso de professores na rede estadual por meio de concurso público. “A nossa política de valorização do servidor e de melhoria da qualidade do ensino capixaba privilegia a substituição dos contratos temporários pelos funcionários efetivos e, por isso, vamos autorizar a Secretaria de Educação a realizar um novo concurso público para o preenchimento de aproximadamente 1.200 vagas em nossos quadros profissionais”, explicou o governador.

Renato Casagrande destacou, ainda, que a busca por uma educação de qualidade também abrange melhorias físicas e investimentos na rede municipal. “O desafio de ampliar o acesso e atender bem aos nossos alunos passa pela construção de novas unidades, além das 558 escolas estaduais já existentes, e apoiar os municípios na estruturação da educação básica”, disse.

O governador encerrou a sua mensagem de boas vindas parabenizando os novos 138 funcionários públicos estaduais com um apelo para garantir o bom desempenho da educação no Espírito Santo. “Este é um trabalho coletivo, diário, que requer não somente a atuação do Governo do Estado, mas também o comprometimento dos diretores, professores, pedagogos e da comunidade escolar. Queremos e podemos moldar um futuro melhor para os nossos jovens e crianças, e o trabalho da educação é fundamental neste processo”, concluiu.



O secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves, deu as boas vindas aos profissionais e destacou a importância dos novos servidores para a educação do estado. “Vocês agora passam a fazer parte da rede pública estadual de ensino, que tem uma história imensa de dedicação ao nosso estado. Muitos já atuavam em designação temporária e já conhecem o ritmo da educação no Espírito Santo. Nós trabalhamos para que vocês tenham sucesso naquele trabalho que é o mais importante de todos, que é lá dentro da escola junto com os nossos alunos. É uma honra mútua, para nós e para vocês participarmos desse momento da educação do Espírito Santo no século 21”, ressaltou o secretário.

Klinger Barbosa Alves apresentou ainda dados sobre a Educação no Espírito Santo e falou sobre as metas da secretaria nos próximos quatro anos, presentes no “Plano Estratégico ‘Novos Caminhos”, além de destacar os avanços obtidos até aqui. O secretário terminou desejando sucesso aos novos servidores. “Desejo muito sucesso e que vocês sejam felizes no contato com nossos alunos, com as famílias e as comunidades. É nesse desafio de formar nossas crianças e jovens que estamos formando o Espírito Santo novo”, afirmou.

A pedagoga Keila Douro, aprovada para o município de Marechal Floriano, afirmou que o momento é de muita felicidade e de expectativa. “Fiquei muito feliz de ter conseguido passar. Participamos de uma seleção que exigiu muita aplicação e disciplina, privilegiando o mérito. Adquiri muito conhecimento, especialmente na segunda etapa do concurso, que foi o curso de formação. Agora, pretendo contribuir com o crescimento da educação no nosso estado começando pela escola em que eu vou trabalhar”, disse.

Já a professora Izabella Capucho, que trabalha na rede em designação temporária, afirmou que pretende contribuir para a formação de cidadãos cada vez mais conscientes. “Espero colocar cada vez mais em prática os meus conhecimentos para ajudar na formação do aluno como indivíduo autônomo e consciente de seus direitos e deveres. Quero dar a minha contribuição para que a educação realmente faça a diferença”, pontuou.

Os participantes assistiram ainda a uma palestra da professora doutora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Gilda Cardoso, que falou sobre o tema “O novo papel do docente no cenário atual”.