terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Viana lança edital para seleção de professor


Texto: Júlio Palassi / Foto: Júlio Palassi 22/12/2011 - 14:30 h

A Prefeitura de Viana lançou o edital do processo seletivo para contratar professores temporariamente. As inscrições começam na próxima segunda-feira (26) e prosseguem até quinta-feira, na Secretaria Municipal de Educação, na Rua Dr. Olival Pimentel, nº 122, Centro, Viana- ES, das 9 às 16 horas.
Serão oferecidas vagas para os cargos de professor de Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), da Educação Especial (6º Ano a 8ª Série) nas disciplinas de Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, além de professores de Artes, Ensino Religioso e Pedagogo.
Para a inscrição serão necessários os seguintes documentos: cópias da identidade e CPF; cópia simples do Diploma ou Certidão de Conclusão do Curso Superior (atualizada) acompanhada de Histórico Escolar Final exigido como pré-requisito para o cargo no qual se inscreve. Ser brasileiro nato ou naturalizado; possuir a idade mínima de 18 anos completos e ser considerado apto através do Laudo Médico expedido pela Perícia Médica de Viana.
O Processo Seletivo será realizado em etapa única e tem por objetivo verificar se o candidato apresentou todos os documentos exigidos para inscrição e comprovação do requisito e avaliar os documentos apresentados para fins de pontuação, seguindo as tabelas dispostas no Anexo I do Edital.

http://www.viana.es.gov.br/

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Revitalização do Rio Marinho: Prefeito participa de assinatura de contrato 16/12/2011 - 10:32


 
Assessoria de Comunicação - Sedurb 
Rio Marinho
Obras vão beneficiar moradores de Cariacica e Vila Velha
Nesta sexta-feira, 16, o Prefeito Helder Salomão participa da assinatura do contrato para desassoreamento e revitalização do Rio Marinho, que corta os municípios de Cariacica e Vila Velha. A solenidade acontece no Palácio Anchieta, em Vitória, e conta com a presença do Governador Renato Casagrande.

O Governo do Estado irá realizar as obras em parceria com a Caixa Econômica Federal. A previsão é que sejam feitas limpeza e dragagem do rio, ação de preservação ambiental e a construção de parques com áreas verdes nas margens, para que os lugares prejudicados sejam novamente qualificados. Estes espaços serão utilizados para o lazer dos moradores da região. As famílias que moram em áreas consideradas de risco serão transferidas para outros locais seguros.

O projeto ainda prevê a implantação de um sistema de monitoramento de informações hidroclimáticas. A finalidade é trazer melhorias em relação aos alagamentos que ocorrem na época de chuvas, quando o rio e o canal causam inundações nos bairros adjacentes. Em média, 190 mil moradores serão beneficiados.
Informações Adicionais:
Ariane Franco
Jornalista Responsável
Texto: Claudete Rodrigues
Com informações: Jornal A Gazeta – 16 de dezembro de 2011

sábado, 8 de outubro de 2011


Três mulheres dividem o Nobel da Paz de 2011

7/10/2011 por 
Karman Tawakkul, Ellen Johnson Sirleaf e Gbowee Leymah, premiadas com o Nobel da Paz 2011 (Fotos: nobelprize.org)
Brasília – O Prêmio Nobel da Paz deste ano será compartilhado por três mulheres, duas da África e uma, do Oriente Médio. A decisão foi anunciada na manhã de hoje (7) pelo Comitê Norueguês do Nobel, em Oslo. As vencedoras são a jornalista e ativista iemenita Tawakkul Karman, a presidenta da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf e a ativista Leymah Gbowee .
A escolha deste ano é um forte sinal do comitê do Nobel em favor da luta pela igualdade de direitos entre os gêneros, especialmente no mundo em desenvolvimento. As escolhas do Nobel da Paz nos últimos anos foram cercadas de polêmica.
Karman foi premiada por sua luta pelos direitos das mulheres e pela democracia no Iêmen, enquanto que Johnson-Sirleaf e Gbowee foram escolhidas pela atuação para mobilizar as mulheres liberianas contra a guerra civil no país.
Ao anunciar as premiadas, o Comitê Norueguês do Nobel disse que a esperança é que a escolha de  Karman Tawakkul, Ellen Johnson Sirleaf e Gbowee Leymah faça com que elas “ajudem a pôr um fim à repressão às mulheres existente em muitos países e a perceber o grande potencial para a democracia e a paz que as mulheres representam.” O comitê que escolheu as vencedoras deste ano é formado por cinco membros.
As três premiadas receberão uma medalha de ouro, um diploma e dividirão 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 2,7 milhões), em uma cerimônia, em Oslo, no dia 10 de dezembro. O Nobel da Paz deste ano teve o número recorde de 241 indicações, entre pessoas e instituições.

Importantes

Havia a expectativa de que o reconhecimento pelos trabalhos em favor da paz e da compreensão entre os humanos pudesse premiar pessoas relacionadas aos movimento da chamada Primavera Árabe, como os ativistas egípcios Esraa Abdel Fattah e Ahmed Maher – fundadores do Movimento Jovem 6 de Abril.
Também estavam indicados o executivo da Google Wael Ghonim, que ajudou a inspirar os protestos contra o governo na Praça Tahrir, no Cairo, capital egípcia, e a blogueira tunisiana Lina Ben Mhenni, que relatou pela internet os movimentos ocorridos nas cidades da Tunísia. O dissidente cubano Oswaldo Payá, a TV árabe Al Jazeera e a União Europeia eram cotados.
O Nobel da Paz é um dos cinco prêmios criados pelo industrial Alfred Nobel (conhecido por ter sido o inventor da dinamite), e o único deles cujo comitê de escolha fica baseado na Noruega. Os demais são entregues na Suécia.
No ano passado, o escolhido foi o ativista chinês Liu Xiaobo, que cumpre pena de 11 anos em prisão domiciliar, na China, por organizar um manifesto pró-democracia. O governo chinês protestou contra a escolha. Segundo as autoridades do país, Liu é um criminoso que violou a lei chinesa.
Em 2009, numa decisão até hoje contestada e polêmica, o premiado foi o presidente americano, Barack Obama, que tinha menos de dez meses no cargo.
Obama havia herdado de seu antecessor, o republicano George W. Bush, um país imerso em duas guerras, no Iraque e no Afeganistão, e não conseguiu até hoje cumprir sua promessa de campanha de desativar a prisão da base americana na Baía de Guantanamo, em Cuba, onde teriam sido cometidos abusos aos direitos humanos dos presos, capturados durante a chamada Guerra ao Terror.
Fonte: Agência Brasil 

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Desmatamento de cerrado leva deputado a propor educação ambiental


Um relatório apresentado recentemente pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis – IBAMA revela o desmatamento de 1,05% da vegetação de cerrado do Piauí em apenas um ano. Com base nesse dado alarmante, o deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) tenta sacudir as mentes e responsabilidades ecológicas do estado, apresentando na Assembleia Legislativa projeto de lei que dispõe sobre a Educação Ambiental e institui a Política Estadual de Educação Ambiental.             O projeto já está tramitando nas comissões da Casa. Após votação e aprovação, seguirá para sanção do governador Wilson Martins.O deputado, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Meio Ambiente da Alepi, lembra que os municípios Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí, polos dos cerrados piauienses,estão entre os que mais perderam sua cobertura vegetal no Nordeste. Esses dados, ligados aos problemas das carvoarias, à questão do lixo, à degradação do solo, às licenças ambientais desnudam o estado deplorável em que se encontram as reservas e biomas piauienses.          Segundo a assessoria de Nunes, o projeto encontra-se de acordo com a Constituição Federal e a Política Nacional do Meio Ambiente, que define diretrizes, normas e critérios para a educação ambiental. Na proposta,  são definidos os princípios e objetivos da educação ambiental, bem como as linhas de atuação da política estadual a ser instituída.O parlamentar salienta que o mau uso do solo no Piauí foi um dos assuntos que o motivaram a apresentar o projeto de lei. De acordo com Luciano Nunes, o estado necessita de política voltada para um conceito de desenvolvimento que atenda às necessidades das gerações atuais, sem comprometer as iguais necessidades das gerações futuras.
Entre seus itens, o projeto prevê a constituição de um sistema que integra o órgão ambiental, o educacional e os conselhos, além de um grupo interdisciplinar que servirá de interligação entre o poder público estadual e os setores da sociedade que estudam, pesquisam e vivenciam experiências de educação ambiental. Este blog espera que a iniciativa de Luciano Nunes não se limite apenas à prática discursiva da política, mas a ações de fato. E reproduz a matéria da colega Tânia Martins, uma das profissionais engajadas na defesa do meio ambiente neste estado e que não se acomoda na zona de conforto das futilidades e mediocridades que povoam a comunicação local.
Em um ano o Piauí desmatou no Cerrado mais de 1% do seu território
 Tânia Martins Jornalista ambiental

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Começa montagem da Caravana Planeta Agora


Começa montagem da Caravana Planeta Agora 
Texto: Waldson Menezes / Foto: Waldson Menezes
29/08/2011 - 16:40 h

Já se encontra em Viana a carreta da Caravana 
Planeta Agora, com o circuito Estradafora que chega
 com muita diversão cultural para os estudantes dos
 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI´s) 
e do 1º e 2º ano das séries iniciais das escolas
 municipais. Estão programados as apresentações 
da peça “Trilhos que eu mesmo fiz” e do filme Toy Story 3
. Além de oficinas de músicas com reciclagem e jogos 
teatrais destinados aos professores.
A carreta, que foi fabricada com todos os recursos 
necessários como ar condicionado, auditório para 150 lugares,
 cadeiras confortáveis, iluminação e som, um teatro 
completo, ficaria estacionada na área de eventos do município. Entretanto, a equipe responsável 
transferiu o local para a Praça Jerônimo Leite, localizada em frente à sede da prefeitura.
 
Estradafora é um programa de arte e educação com uma tecnologia itinerante, criado pela ONG
 Teatro de Tábuas em março de 2004. O objetivo é democratizar o acesso à cultura e à arte.
 Para isso, oferece apresentações teatrais, dança, artes plásticas, exibições de filmes, 
palestras e oficinas às diversas cidades do país e agora chega a Viana, 
o primeiro município capixaba a receber o projeto.
O veículo vai ficar no município até sexta-feira, dia 2, e irá atender 2.426 crianças nas oito sessões 
de teatro e oito de cinema. As crianças também receberão sementes de árvores brasileiras e outras
 20 mudas serão plantadas durante o evento.  
Carreta 1.JPGPara os 40 professores estão programadas duas oficinas culturais:
 Teatro, com o tema “Jogos teatrais para Sala de Aula” e Música com o 
tema “Música e Reciclagem”. A abertura da Caravana acontece nesta segunda-feira, às 19 horas, com uma sessão especial da peça para convidados.

A vinda da Caravana Planeta Agora, trazendo o Circuito Estradafora, é uma parceria da Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o Teatro de Tábuas e com o Sistema de Ensino da Editora Saraiva.
 

sexta-feira, 19 de agosto de 2011


 

Encontro do Ano Internacional dos Afrodescendentes

 
 
Salvador será o local do Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes. As atividades iniciam em 16 de novembro, com reunião de representantes da sociedade civil de diversos países. O encontro segue nos dias 17 e 18, com mesas¬¬-redondas sobre temas de interesse dos afrodescendentes da região, e será encerrado no dia 19, com a [...] Read More
 
 
Este boletim contém informações sobre o portal Africas. Para qualquer consulta, envie um e-mail para contato@africas.com.br ou siga-nos no Facebook e Twitter
 
Se você não quiser mais receber esta Boletim, por favor clique aqui para cancelar sua inscrição.

terça-feira, 2 de agosto de 2011


Governo recebe novos educadores e anuncia concurso para o magistério
02/08/2011 - 17:43
 
Thiago Guimarães/Secom 
--
Casagrande ressaltou a importância do ingresso de professores na rede estadual por meio de concurso público.
Os 138 professores e pedagogos aprovados no concurso realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em 2010 foram recebidos pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves, na tarde desta terça-feira (02), no Palácio Anchieta. Na ocasião, o governador e o secretário também anunciaram a realização de um novo concurso, que deverá ser aberto ainda em 2011, com 1200 vagas para o magistério.

Durante a solenidade, o governador Renato Casagrande ressaltou a importância do ingresso de professores na rede estadual por meio de concurso público. “A nossa política de valorização do servidor e de melhoria da qualidade do ensino capixaba privilegia a substituição dos contratos temporários pelos funcionários efetivos e, por isso, vamos autorizar a Secretaria de Educação a realizar um novo concurso público para o preenchimento de aproximadamente 1.200 vagas em nossos quadros profissionais”, explicou o governador.

Renato Casagrande destacou, ainda, que a busca por uma educação de qualidade também abrange melhorias físicas e investimentos na rede municipal. “O desafio de ampliar o acesso e atender bem aos nossos alunos passa pela construção de novas unidades, além das 558 escolas estaduais já existentes, e apoiar os municípios na estruturação da educação básica”, disse.

O governador encerrou a sua mensagem de boas vindas parabenizando os novos 138 funcionários públicos estaduais com um apelo para garantir o bom desempenho da educação no Espírito Santo. “Este é um trabalho coletivo, diário, que requer não somente a atuação do Governo do Estado, mas também o comprometimento dos diretores, professores, pedagogos e da comunidade escolar. Queremos e podemos moldar um futuro melhor para os nossos jovens e crianças, e o trabalho da educação é fundamental neste processo”, concluiu.



O secretário de Estado da Educação, Klinger Barbosa Alves, deu as boas vindas aos profissionais e destacou a importância dos novos servidores para a educação do estado. “Vocês agora passam a fazer parte da rede pública estadual de ensino, que tem uma história imensa de dedicação ao nosso estado. Muitos já atuavam em designação temporária e já conhecem o ritmo da educação no Espírito Santo. Nós trabalhamos para que vocês tenham sucesso naquele trabalho que é o mais importante de todos, que é lá dentro da escola junto com os nossos alunos. É uma honra mútua, para nós e para vocês participarmos desse momento da educação do Espírito Santo no século 21”, ressaltou o secretário.

Klinger Barbosa Alves apresentou ainda dados sobre a Educação no Espírito Santo e falou sobre as metas da secretaria nos próximos quatro anos, presentes no “Plano Estratégico ‘Novos Caminhos”, além de destacar os avanços obtidos até aqui. O secretário terminou desejando sucesso aos novos servidores. “Desejo muito sucesso e que vocês sejam felizes no contato com nossos alunos, com as famílias e as comunidades. É nesse desafio de formar nossas crianças e jovens que estamos formando o Espírito Santo novo”, afirmou.

A pedagoga Keila Douro, aprovada para o município de Marechal Floriano, afirmou que o momento é de muita felicidade e de expectativa. “Fiquei muito feliz de ter conseguido passar. Participamos de uma seleção que exigiu muita aplicação e disciplina, privilegiando o mérito. Adquiri muito conhecimento, especialmente na segunda etapa do concurso, que foi o curso de formação. Agora, pretendo contribuir com o crescimento da educação no nosso estado começando pela escola em que eu vou trabalhar”, disse.

Já a professora Izabella Capucho, que trabalha na rede em designação temporária, afirmou que pretende contribuir para a formação de cidadãos cada vez mais conscientes. “Espero colocar cada vez mais em prática os meus conhecimentos para ajudar na formação do aluno como indivíduo autônomo e consciente de seus direitos e deveres. Quero dar a minha contribuição para que a educação realmente faça a diferença”, pontuou.

Os participantes assistiram ainda a uma palestra da professora doutora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Gilda Cardoso, que falou sobre o tema “O novo papel do docente no cenário atual”.

domingo, 31 de julho de 2011

Enquete sobre a educação no ensino médio!

Mediante o programa da SEDU de intervenção pedagógica, que teve inicio agora no segundo trimestre de 2011. Apos ser constatado que um numero expressivo de alunos mesmo apos a recuperação do primeiro trimestre permaneciam com suas medias a baixo do minimo exigido.Esta ação teve como ponto de partida na JPP uma reflexão sobre como o corpo docente poderia intervir para que estes alunos consigam uma melhor pontuação nas avaliações nacionais.Tendo como ponto de analise que na sua maioria estes alunos já participaram de outras intervenções aja visto que os alunos que se encontram no segundo ano do ensino médio participaram da edição passada desta mesma intervenção pedagógica.

Como critico cidadão uma pergunta não quer calar! 
”O que está errado com o ensino Médio que carece de tantas intervenções"?
Desta forma quero realizar uma pesquisa para com bases solidas, reais, democráticas  e atuais apresentar um trabalho cientifico tendo como ponto de partida os vários pontos de vistas, dos personagens desta realidade que e o ensino médio capixaba. Por favor, me ajudem: Aluno, professores, pedagogos, diretores e pais. Somente com o dialogo e o debate e que construiremos uma educação que forma cidadãos.
 De seu voto na enquete ao lado ou faça um comentário abaixo:

quarta-feira, 20 de julho de 2011



Viana reinicia aulas com boas-vindas da prefeita 
Texto: Angela Angius / Foto: Waldson Menezes
17/07/2011 - 06:00 h



Com o reinício das aulas nesta segunda, dia 18, professores 
e alunos receberão as boas- vindas da prefeita Angela Sias 
e da Secretária Municipal de Educação, Marcia Pironi. 
As 44 escolas da rede municipal serão visitadas 
nos turnos da manhã e da tarde, conforme cronograma
 estabelecido. A prefeita pretende estar presente nas diversas 
salas de aula conversando com alunos e professores sobre as
 diversas vertentes do universo escolar.
“A prefeita pretende conversar com os professores –
 esclarece Márcia Pironi - sobre os projetos educacionais 
da prefeitura, enfatizando o empenho dos mestres na melhoria
 da qualidade do ensino às nossas crianças.” Neste ponto, 
a Secretária mostra a necessidade crescente da melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica –
 Ideb, que é calculado a partir de dados sobre a aprovação escolar e média de desempenho na avaliação da Prova
 Brasil.
Em relação à remuneração, Angela Sias enfatizará que Viana é um dos municípios que cumpre o piso
 salarial nacional e este é mais um estímulo para maior comprometimento dos professores
 na melhoria do ensino municipal. Para os alunos, a prefeita falará sobre a importância 
da educação para o desenvolvimento de nosso município e, consequentemente para o nosso país.
“Outro ponto a ser conversado com nossos alunos, é sobre a conservação das escolas que é um
patrimônio de todos e por isso deve ser preservado. Mais e mais crianças passarão pelos mesmos
 bancos escolares, pelos mesmos prédios e há necessidade de maior consciência na sua utilização,
 declara a Secretária de Educação.
Novos professoresOs 175 novos professores que tomarão posse no início deste mês, já iniciam suas atividades no dia 18, 
segunda-feira. Esses professores foram classificados no último concurso realizado pela prefeitura e participaram, 
na semana passada, de um curso “Jornada Pedagógica para os Ingressantes, 
oferecido pela Secretaria Municipal de Educação.
Na programação, a equipe da Semed abordou a legislação e orientações municipais, a organização 
do ensino em Viana, projetos e programas desenvolvidos na rede municipal, a importância do
 planejamento, ética profissional e relações interpessoais, o papel do pedagogo na perspectiva 
educacional, aspectos: administrativo, operacional e financeiro, políticas para a educação especial e 
formações para o ano de 2011.

sábado, 9 de julho de 2011

Prefeitura vai implantar coleta seletiva em Viana
Texto: Júlio Palassi / Foto: Júlio Palassi
07/07/2011 - 14:30 h

Viana vai ter coleta seletiva em 2012. O convênio para a implantação do serviço no município foi assinado na manhã desta quinta-feira (7) entre a prefeita Angela Sias, a diretora presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Ana Paula Vitali Janes Vescovi, e o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabrício Machado.
O projeto, descrito com o título de “Implantação do Programa de coleta seletiva de Viana”, prevê a construção de dois galpões no bairro Marcílio de Noronha, sendo um para armazenamento temporário de pneus recolhidos em diversos terrenos abandonados e pontos viciados de lixo no município e um outro para a triagem de resíduos sólidos recicláveis. Além da aquisição de equipamentos para a implantação do projeto.
Após a assinatura do convênio e a publicação no Diário Oficial do Estado, a próxima etapa é a elaboração dos projetos executivos para a construção dos galpões, prevista para iniciar em outubro e com investimentos do Fundo para o Desenvolvimento Regional com Recursos da Desestatização (FRD), do Governo do Estado, no valor de R$ 1.190.000,00, dentro do Programa de Investimentos do Estado do Espírito Santo. O prazo das obras terá duração de oito meses.  
Inicialmente, a coleta vai começar pelas escolas e instituições públicas e em seguida nos estabelecimentos e empreendimentos privados até chegar a todos os moradores. Para estimular a participação de todos, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai desenvolver ações educativas com o objetivo de conscientizar a população da importância de separar e levar os resíduos aos Pontos de Entrega Voluntária (PEV´s) que estarão espalhados por diversos bairros.
Em Viana, de acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Jackson Sá, são recolhidas mensalmente 1.120 toneladas de lixo e encaminhadas à Central de Tratamento de Resíduos Vila Velha (CTRVV), em Xuri. 
 

sábado, 25 de junho de 2011




Educadores discutem segurança pública nas escolas
Texto: Flávia Stefania / Foto: Júlio Palassi
21/06/2011 - 16:30 h

Diretores, coordenadores, pedagogos e outros educadores da rede municipal se reúnem nesta quarta-feira (22), no Auditório da Loja Maçônica de Viana, para participar do Seminário de Segurança Pública nas Escolas, promovido pelo Conselho de Segurança do município. O evento acontece pela manhã, das 9 às 11 horas, e à tarde, das 14 às 17 horas, para atender os profissionais em seus turnos de trabalho.

O objetivo é discutir estratégias para evitar a violência dentro e fora das escolas, refletindo na segurança dos freqüentadores desses ambientes. Para tratar do tema, farão palestras o comandante do Território de Paz de Viana, 1º tenente PM Vitor Gallo Vieira, e o especialista em Segurança Pública, investigador José Carlos Costa, que atua na chefia do Setor de Investigação do DPJ de Viana.  


Além dos educadores, o seminário está aberto a todos os interessados no assunto. A loja maçônica de Viana está localizada na Rua Aspázia Varejão Dias, no centro de Viana. Mais informações: 3255-1750 e 1744, com Aparecida.

http://www.viana.es.gov.br/

quinta-feira, 16 de junho de 2011


Sua mais recente iniciativa é um concurso cultural de história em quadrinhos e ilustração com o tema: Crie um Futuro Ideal, apontando soluções para os desafios atuais. Pode participar qualquer pessoa nascida ou morando no Brasil, México, República Dominicana e Uruguai, a partir de 15 anos de idade. As criações premiadas sairão publicadas em uma revista que será distribuída na data da Rio +20. 
Fizemos uma bagunça danada no Planeta? Fizemos, mas dá para consertar! Os seres humanos têm uma capacidade infinita de adaptação e criação e podemos usá-la para construir o amanhã que desejamos. Esta mensagem tem sido espalhada por Lala Deheinzelin, que realiza um lindo trabalho no Brasil e no mundo, inspirando as pessoas a sonhar e se engajar na construção futuros desejáveis.
Confira como se inscrever aqui!

quarta-feira, 8 de junho de 2011


Combustíveis que aguçam a fome e o desmatamento

De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, no ano passado se converteu em etanol uma quantidade equivalente ao que se utilizaria para alimentar cerca de 330 milhões de pessoas por um ano. O etanol obtido foi utilizado para alimentar os motores de milhares de automóveis no país, feito que planta muitas interrogações sobre a correta distribuição de alimentos no mundo, considerando que 60 mil pessoas morrem diariamente pola fome, de acordo com os dados proporcionados no III Fórum Europeu de Desenvolvimento Rural.
A quantidade de grão utilizado equivale a 25% do total de cultuvis de grãos nos Estados Unidos. Hoje, comm 200 destilariias em todo o país, a quantidade de grãos processados como combustível triplicou desde 2004. Mas ainda sim opta-se utilizar todo o grão do país para produzir etanol, enquanto se produz apenas 18% do total de combustível necessário aos Estados Unidos.
A preocupação surge agora entre os especialistas da indústria, porque ao desatar uma competição feroz entre os produtores, torna muito difícil desaceletar a produção de biocombustíveis, cada ves mais se aumentarpa a quantidade de cultivos que são direcionados para a obtenção de grãos destinados às destilarias de biocombustíveis. Uma situação similar acontece em países como Brasil ou Indonésia, onde se acusa a indústria produtora de biocombustíveis de aumentar o desmatamento.
Desmatamento global
Na Indonésia, órgãos não governamentais da alemães, como Watch Indonésia!, Rettet den Regenwald e. V., Dachverband der Kritischen Aktionärinnen und Aktionäre, entre outras firmaram uma declaração conjunta em que manifestam: “Não encheremos nossos tanques com diesel destruidor de florestas! Um amplo grupo de organizações ambientais e de direitos humanos rechaçam a introdução de carburantes de óleo de palma a custo de ecossistemas florestais”.
“Ao biocombustíveis estão se transformanfo rapidamente na principal causa de desmatamento em países como Indonésia, Malásia e Brasil”, declarou em uma nota do IPS, Simone Lovera, coordenadora administrativa da ONG Coalizão Mundial pelas Florestas, com sede em Assunção. “Chamamos de ‘diesel do desmatamento”, agrega Lovera.
Se a intenção era obter combustíveis mais limpos, então estamos cometendo erros em algum ponto da cadeia de produção, porque no processo estão recorrendo à derrubada e queimada de florestas para ganhar terreno para o monocultivo de variedades que possam ser exploradas na indústria de biocombustíveis. O corte e a queima aumenta as emissões de CO2, inclusive em maior quantidade que o produzido pelos automóveis. Os monocultivos empobrecem a terra e a longo prazo favorecem o processo de erosão, estima-se que para a recuperação de terras agrícolas em zonas tropicais e temperada se requer 500 anos para renovar 2.5 centímetros de solo.
Ganância ou fome
Nos Estados Unidos, o maior produtor de grãos do mundo, os preços de grãos de milho, trigo, arroz e soja triplicaram entre 2006 e 2008 a medida que aumentava a demanda dedrãos. O presidente Bush animou os agricultores de seu país a aumentar a produção em 500% para 2017. Hoje os preços estão estreitamente vinculados ao preço do petróleo, esta tendência afeta o mercado de grãos e aumenta a fome no mundo. Em 2009 alcançamos a nível global o incrível número de um bilhão de pessoas padecendo de fome e desnutrição.
Lester Brown, diretor do Earth Policy Institute, assegura que “ao derivar mais alimentos à indústria de combustíveis, da foma que em que hoje é ordenado como padrão de combustíveis renováveis pelo governo dos Estados Unidos, somente fará aumentar a tendência da fome mundial. Com o subsídio da produção de etanol beirando os 6 bilhões de dólares anualmente, os cidadãos que pagam impostos estão, em efeito, subsidiando o aumento do preço dos alimentos em nível mundial”.
A recessão mundiaç reduziu o preço dos grãos, mas esses preços ainda se mantém acima da média que mantiveram em longo praço, durante as décadas anteriores.
Riscos para o futuro
Os produtores de etanol afirmam que a tecnologia e as inovações atuais lhes permitem produzir grão de forma que não tenham que eleger entre comida ou combustível, afirma Tom Buis, presidente executivo do grupo Grownth Energy. Mas os cidadãos ainda pagam com seus impostos um subsídio para a produção de etanol que alcança os 6 bilhões de dólares por ano, de modo que a transformação de comida em combustível continuará enquanto a lei dos Estados Unidos contemple o subsídio. Devemos refletir sobre os métodos utilizados para explorar recursos como a água e a terra, também é preciso avaliar novas forma de distribuir os alimentos a nível global, considerando que em longo prazo a escacez de água e alimentos pode nos levar a conflitos sociais de enormes dimensões.
Com informação de: http://www.nextgenpe.com/news/food-into-fuel/